PROBLEMATIZANDO OS CONCEITOS DE DIVERSIDADE E IDENTIDADE: os documentos da SECADI e as implicações para o currículo

Autores/as

  • Terezinha Maria Schuchter Centro de Educação da Universidade Federal do espírito santo
  • Janete Magalhães Carvalho Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.31690

Resumen

Objetiva o artigo analisar o conceito de diversidade e identidade no discurso governamental expresso nos documentos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Aborda, assim, a propalada “Educação para Todos” como um fenômeno que se manifesta a partir das últimas décadas do século XX, mais precisamente a década de 1990, momento em que aumenta a produção de pesquisas, bem como a elaboração de documentos por esta secretaria, e, outros ordenamentos legais. Utiliza como abordagem metodológica, a pesquisa documental-bibliográfica e a análise do discurso, tecendo reflexões acerca dos fundamentos do discurso governamental sobre o conceito de diversidade e identidade, bem como, da potência desta produção teórico-legal no sentido de produzir ou fomentar práticas curriculares de coexistência das diferenças e de um currículo intercultural ou de invisibilizar e negar as diferenças por meio da proposição de um currículo homogeneizador. Pretende, analisar o conceito de diversidade e identidade e suas implicações para o currículo, discutindo assim, as diferentes abordagens, teórico-práticas no trato dos conceitos analisados em suas consequências para o campo do currículo escolar. Palavras chave: Inclusão. Identidade. Diversidade. Diferença. Currículo intercultural. Currículo homogeneizador.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Terezinha Maria Schuchter, Centro de Educação da Universidade Federal do espírito santo

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFES. Área de atuação: Política Educacional; Gestão Educacional, Educação, diversidade e cidadania. Membro do NUPEC/UFES, integrando o grupo de pesquisa políticas de currículo e formação de professores Participação na pesquisa coordenada pela Professora Drª Janete Magalhães Carvalho: “A discursividade sobre currículo da comunidade acadêmico científica vinculada às associações do campo e veiculada a periódicos nacionais e internacional”. Cursando pós doutorado em educação no Programa de Pós-graduação em Educação da UFES, sob orientação da Professora Drª Janete Magalhães Carvalho.

Janete Magalhães Carvalho, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo

Professora titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do espírito Santo

Citas

BABHA, Homi. O local da Cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: 1996.

BRASIL / SECAD. Gênero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos. Ricardo Henriques et al (Org.). Brasília: 2007. (CADERNOS SECAD, 3).

BRASIL.Educação infantil e práticas promotoras de igualdade racial. SILVA JÚNIOR, H.; BENTO, M. A. S.; CARVALHO, S. P. (Org.) São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert); Instituto Avisa Lá - Formação Continuada de Educadores, 2012a.

CARVALHO, J. M. Pensando o currículo escolar a partir do outro que está em mim. FERRAÇO, C. E. (Org.). Cotidiano escolar, formação de professores/as e currículo. São Paulo: Cortez, 2005.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Lisboa: Relógio D’Água, 2000.

DUSCHATZKY, S. e SKLIAR, C. O nome dos outros: narrando a alteridade na cultura e na educação. LARROSA, J. e SKLIAR, C. (org.) Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

GALLO, Sílvio. Diferenças, multiplicidade, transversalidade: para além da lógica identitária da diversidade. RODRIGUES, Alexsandro et al (orgs.). Transposições: lugares e fronteiras em sexualidade e educação. Vitória: EDUFES, 2014.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira e SILVA, Petronilha B. Gonçalves. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Homofobia nas Escolas: um problema de todos.

BRASIL/UNESCO. Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. JUNQUEIRA, Rogério Diniz (org.). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.

LAZZARATO. M. O governo das desigualdades: crítica da insegurança neoliberal. São Carlos: EDUFsCar, 2011.

MARQUES, L. P. Os discursos gerados nas relações com as diferenças: desafio para a formação em educação. DALBEN, A. e outros (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SANTOS, Boaventura de e NUNES, João Arriscado. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

SEFFNER, Fernando. Equívocos e Armadilhas na Articulação entre Diversidade Sexual e Políticas de Inclusão Escolar. BRASIL/UNESCO. Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas / Rogério Diniz Junqueira (organizador). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

SKLIAR, Carlos. A educação que se pergunta pelos outros: e se o outro não estivesse aqui? LOPES, Alice Cassimiro; MACEDO, Elizabeth (org.) Currículos: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002, p. 196-215.

ROCHA, M. L. Identidade e diferença em movimento: ressonâncias da obra de Deleuze. Revista do Departamento de Psicologia, Niterói, UFF, v.18, n.2, jul./dez. 2006.

VEIGA NETO, Alfredo e LOPES, Maura Corcini. Inclusão e governabilidade. Educação e Sociedade. Campinas, v. 28, n 100, p. 947-963, out. 2007.

Publicado

2016-12-30

Cómo citar

SCHUCHTER, T. M.; CARVALHO, J. M. PROBLEMATIZANDO OS CONCEITOS DE DIVERSIDADE E IDENTIDADE: os documentos da SECADI e as implicações para o currículo. Revista Espacio del Curriculum, [S. l.], v. 9, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i3.31690. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/rec.v9i3.31690. Acesso em: 16 jul. 2024.