POLÍTICAS DE INCLUSÃO E CURRÍCULO NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO

das sociedades disciplinares às sociedades de controle

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.38611

Palavras-chave:

Sociedades disciplinares, Sociedades de controle, Inclusão, Currículo

Resumo

Este ensaio objetiva discutir as transformações próprias das políticas neoliberais, no campo cultural e semântico, pelo fato de instituírem novas formas de ser, de estar e de se relacionar na sociedade. Observa que a efetivação de uma dada realidade se instaura primeiramente na ordem dos discursos, para depois se materializar com efeitos de verdade, produzindo, assim, formas de sujeição. Analisa a passagem das sociedades disciplinares para as sociedades de controle e suas implicações para as políticas curriculares, que têm sido conduzidas no sentido de efetivar um processo de estandardização, e as políticas de inclusão de cunho universalista, que vêm sendo propaladas como uma necessidade, uma questão de direitos humanos. Sinaliza para as políticas de inclusão e para as políticas de currículo como dispositivos biopolíticos a serviço da segurança das populações que, ao se sentirem incluídas nos grupos e nos registros oficiais, se tornam alvos fáceis das ações do Estado. Infere que as implicações dessas políticas para a escola se evidenciam no ajuntamento de muitas existências tristes, tanto de alunos quanto de professores, no monologismo centrado no professor, na produção de várias doenças, nas paixões tristes, na nova tolerância que encobre os fascismos existentes. Com base nessas questões e sob a ótica da transição das sociedades disciplinares para as sociedades de controle, discute as políticas inclusivas e as políticas curriculares como possibilidade de afirmação das singularidades e das diferenças na escola como vida, como acontecimento, como devir, como acaso.

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Biografia do Autor

Terezinha Maria Schuchter, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutorado em Educação e Professora Titular pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Fábio Luiz Alves de Amorim, Faculdade Estácio de Sá de Vitória, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Professor no curso de Pedagogia da Faculdade Estácio de Sá/ Vitória -ES.

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

SCHUCHTER, T. M.; AMORIM, F. L. A. de. POLÍTICAS DE INCLUSÃO E CURRÍCULO NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO: das sociedades disciplinares às sociedades de controle. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 260–275, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.38611. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v2n11.38611. Acesso em: 29 mar. 2024.