O CURRÍCULO EM CONTEXTO PÓS-ESTRUTURAL
uma leitura pela Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.64103Palavras-chave:
Currículo., Pós-estruturalismo, Teoria do DiscursoResumo
No presente artigo objetivamos apresentar o campo curricular em uma leitura pós-estrutural pós-fundacional, sob as lentes da Teoria do Discurso (TD) como proposta por Laclau e Mouffe. Por um caminho de revisão bibliográfica, dentro de uma pesquisa qualitativa, propomos uma apresentação perspectivada tanto da corrente de pensamento quanto da teoria empregada com fins de situar o currículo nessas bases. Neste exercício de revisão, lemos duas influentes obras sobre o Currículo, demonstrando como a perspectiva discursiva amplia as possibilidades de entendimento do elemento curricular em seus diferentes arranjos no tempo. Finalmente, concluímos que o currículo é discurso que significa a realidade e que essa significação está em constante disputa pela hegemonização do significado.
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