PROFISSÃO DOCENTE E CURRÍCULO NARRATIVO

reflexões sobre a formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.67687

Palavras-chave:

Profissão Docente, Formação Docente, Currículo Narrativo

Resumo

Este ensaio analisa a construção de itinerários formativos para a formação docente, embasado nas visões de Francisco Imbernón (2011) e no conceito de currículo narrativo de Ivor Goodson (2007, 2022). Examina trajetórias e saberes cruciais para a formação de educadores, com ênfase na reflexão sobre a prática pedagógica. Com base nesses autores, enfatiza-se a relevância das narrativas pessoais dos professores para revelar o conhecimento tácito inerente à profissão docente. Essas histórias de vida constituem uma epistemologia singular da docência, fornecendo a base fundamental para a formação de futuros professores. Dessa forma, a interseção entre as ideias de Imbernón e Goodson lança luz sobre a importância de reconhecer e aproveitar as experiências individuais dos educadores como alicerces para a formação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cidney Antonio Surdi Junior, Universidade de Brasília, Brasil.

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná e Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília.

Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas, Universidade de Brasília, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professora da Universidade de Brasília.

Referências

GOODSON, Ivor. A Construção Social do Currículo. Lisboa: EDUCA Currículo 3, 1997.

GOODSON, Ivor. As políticas de currículo e de escolarização. Petrópolis: Vozes, 2008.

GOODSON, Ivor. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35, p.241-252, maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n35/a05v1235.pdf. Acesso em 15/01/2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000200005

GOODSON, Ivor. A vida e o trabalho docente. São Paulo: Vozes, 2022.

GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. 15º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

GRESVI, Svetlana.; ESQUIVEL, Amadeo Cuba – Objetivos vs Competencias: análisis histórico y epistemológico de los constructos curriculares: objetivo educacional y competencia. Cuzco, Peru: 1ra Edición, 2014.

GUSDORF, Georges. Professores para quê. Para uma pedagogia da pedagogia. Lisboa: Moraes Editores, 1970.

IMBERNÓN, Francisco Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PASUCH, Jaqueline; FRANCO, Cléria Paula. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação. V. 12 N. 35 maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n35/a05v1235.pdf. Acesso em: 12 ago. 2018.

PASUCH, Jaqueline; FRANCO, Cléria Paula. O currículo narrativo na educação infantil das crianças do campo: reflexões sobre um diálogo pedagógico - Cad. Cedes, Campinas, v. 37, n. 103, p. 377-392, set.-dez., 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622017176082

PERRENOUD, Phillipe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Penso, 2001.

RANGUETTI, Diva Spezia. Currículo escolar: das concepções histórico-epistemológicas a sua materialização na prática dos contextos escolares. 1ª ed. Curitiba: CRV, 2011.

RODRIGUES, Alessandra; ALMEIDA, Maria Elizabeth. A construção de currículos mediados pelas tecnologias: um olhar para a formação de professores e as narrativas digitais de aprendizagem. Educar em Revista, Vol. 37, Curitiba: UFPR, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1550/155066887022/html/. Acesso em 10 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.72496

SILVA, Tadeu Tomaz. Documentos de Identidade; uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica, 1999.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Trad. João Batista Kreuch. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

Downloads

Publicado

12-07-2024

Como Citar

SURDI JUNIOR, C. A.; DANTAS, O. M. A. da N. A. PROFISSÃO DOCENTE E CURRÍCULO NARRATIVO: reflexões sobre a formação docente. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e67687, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i2.67687. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/67687. Acesso em: 20 jul. 2024.