LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
uma cartografia de possibilidades ao atravessar o portão da escola
Palavras-chave:
Desejo, Agenciamento Coletivo de Enunciação, Cartografia, Cotidiano, TextoResumo
O artigo debate acerca da leitura e da produção textual com adolescentes em escola de Ensino Fundamental do município de Serra/ES, em 2022. O campo problemático busca compreender como os agenciamentos produzidos pelo desejo desses praticantespensantes os impulsionam à leitura e à produção de textos. A metodologia de pesquisa-intervenção pauta-se na cartografia (Deleuze; Guattari, 1995) e nas conversas (Bondía Larrosa, 2003). Problematiza os diálogos entre estudantes de 9º ano e uma professora de língua portuguesa, realizando conexões com a noção de texto como produção de desejo (Larrauri, 2009) e agenciamento coletivo de enunciação (Deleuze; Parnet, 1998) no cotidiano escolar. Como resultados, destaca que os estudantes desejam escrever, mas há pouco interesse de expressarem-se com outras linguagens comunicacionais. Aponta os excessivos cuidados e tempos despendidos com a gramática, em detrimento de outras possibilidades de produção textual, outras semióticas menos estruturantes e mais encarnadas na vida dos sujeitos. Propõe investimentos em equipamentos, infraestrutura e qualificação para a produção dos textos em linguagens virtuais, estruturação das bibliotecas escolares e ampliação do número de estudantes leitores/escritores nas escolas.
Downloads
Referências
ABRANCHES, Graça. Guia para uma linguagem promotora da igualdade entre mulheres e homens na administração pública. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, 2009. Disponível em: Guia_ling_mulhe_homens_Admin_Publica.pdf (cig.gov.pt). Acesso em: 10 nov. 2022.
BARROS, Laura Pozzana de; KASTRUP, Virgínia. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade (org.). Porto Alegre: Sulina, 2009.
BONDÍA LARROSA, Jorge. Epílogo. A arte da conversa. In: SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença – e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 211-224. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5981/4483. Acesso em: 17 jan. 2023.
BONDÍA LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, abr. 2002. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5699733/mod_resource/content/1/BOND%C3%8DA_Notas%20sobre%20a%20experi%C3%AAncia.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.
CARVALHO, Janete Magalhães. O cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrópolis: DP et al., 2009.
CLEARY, Thomas. A arte japonesa de criar estratégias. Cultrix: São Paulo, 1991.
CONTI, Andreia Merxam. A escrita e reescrita de texto argumentativo no 9º ano do ensino fundamental II de uma escola pública em Serrana – SP. 2020. 157 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2020.
COSTA, Fernanda Maria da Serra. A produção escrita de crônicas em sala de aula do 9º ano do ensino fundamental. 2018. 194 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
DELEUZE, Gilles. Desejo e prazer. Désir et plaisir. Magazine Littéraire, Paris, n. 325, p. 57-65out. 1994. Disponível em: http://michel-foucault.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/art06.pdf. Acesso em: 8 set. 2023.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Tradução de Antônio Piquet e Roberto Machado. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. Disponível em: https://conexoesclinicas.com.br/wp-content/uploads/2015/12/deleuze-proust-e-os-signos-1.pdf Acesso em: 9 jan. 2023.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.
FARIA, Izaque Moura de; GOMES, Larissa Ferreira Rodrigues. O planejamento como ensaio docente. Campos dos Goytacazes: Encontrografia Editora, 2022.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Currículos em redes e pesquisas com o cotidiano e... Movimentos, repetições e diferença na imanência de uma vida. Curitiba: CRV, 2021.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Eu, caçador de mim. In: GARCIA, Regina Leite (org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 157-175.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Pesquisa com o cotidiano. Educação e sociedade, Campinas, v. 28, n. 98, p. 73-95, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/syPBCCTQ76zF6yTDmPxd4sG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 4 jan. 2023.
FIORELLI, Jaqueline de Moraes. Práticas de letramento na rede: ações discursivas, agência e o papel do outro na construção da autoria. 2009. 231 p. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
JOSGRILBERG, Rui S. Que é um texto? A vida e o mundo nas tramas de sentido de um texto. Revista Internacional d’Humanitats, v. 39, p. 87-94, 2017. Disponível em: http://www.hottopos.com/rih39/87-94Rui2f.pdf. Acesso em: 26 nov. 2022.
LARRAURI, Maite. O desejo segundo Gilles Deleuze. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009.
LAZZARATO, Maurizio. As revoluções do capitalismo. Tradução de Leonora Corsini. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
LAZZARATO, Maurizio. Signos, máquinas, subjetividades. Tradução de Paulo Domenech Oneto com a colaboração de Hortência Lencastre. São Paulo : Edições Sesc, 2014.
MORAES, Sandrina Wander Rei de. A leitura nos anos finais do Ensino Fundamental: um diálogo com os professores e as atividades de leitura registradas em cadernos escolares. 2016. 260 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.
MORIN, Edgar. Conhecimento, ignorância, mistério. Tradução de Clovis Marques. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.
NASCIMENTO, Roberto Duarte Santana. Teoria dos signos no pensamento de Gilles Deleuze. 2012. 216 p. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
PAIS, José M. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.
ROCHA, Flávia Cavalcante. O texto autobiográfico na sala de aula: uma proposta de ensino da produção escrita para alunos do 9º ano. 2016. 219 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2016.
SILVA, Lucecléia Francisco da. Contra tudo e todos: a formação de leitores em contextos adversos, no município da Serra. 2017. 293 p. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.
SILVA, Maria de Fátima da. Leitura e produção de texto: resgatando o ensinar e motivando o aprender. 2010. 229 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2010.
ZOURABICHVILI, Francois. O vocabulário de Deleuze. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Relume Dumará; Sinergia; Ediouro, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.