CRIAÇÕES CURRICULARES
possibilidade de tecer re-existências nosdoscom os cotidianos escolares
Palavras-chave:
Currículos, Pesquisa narrativa, Cotidiano escolarResumo
O presente artigo objetiva tecer reflexões acerca das produções/criações curriculares cotidianas enquanto formadoras de diferentes sujeitos da e na escola. Para isso, aponta-se que os currículos, como campo de disputa, devem estar a serviço de sonhar e criar mundos e existências mais amorosas, democráticas e plurais, saindo do lugar da história única. A investigação está ancorada nos referenciais da pesquisa narrativa nosdoscom os cotidianos escolares como escolha epistemopoliticometodológica, a fim de pensar formas de não desperdiçar as experiências e os saberes tecidos pelos praticantespensantes da escola. O trabalho aposta no compartilhamento de histórias singularessociais visando (re)valorizar as experiências dos sujeitos na tessitura de possibilidades curriculares emancipatórias.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história. [S. l.: s. n.], 2009. 1 vídeo (19 min). Publicado pelo canal TED. Disponível em: https://youtu.be/D9Ihs241zeg?si=Z_R0NCIZ8fpYTl8d. Acesso em: 28 out. 2023.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Purple hibiscus. Harper Collins: Dublin, 2017.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho: o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (org.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre rede de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008. p. 13-27
ALVES, Nilda. Redes educativas ‘dentrofora’ das escolas, exemplificadas pela formação de professores. In: SANTOS, Lucíola; DALBEN, Ângela; LEAL, Júlio Diniz Leiva (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: currículo, ensino de Educação Física, ensino de Geografia, ensino de História, escola, família e comunidade. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 49-66.
ALVES, Nilda. Os romances das aulas. Movimento-revista de educação, Niterói, n. 2, [sem paginação], 18 dez. 2013.
ANDRADE, Nívea; ALVES, Nilda Guimarães; CALDAS, Alessandra. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos - após muitas conversas acerca deles. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; PEIXOTO, Leonardo Pereira; SUSSEKIND, Maria Luiza (org.). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019. p. 19-45.
ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2022.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisaformação narrativa (auto)biográfica: trajetórias e tessituras teórico-metodológicas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; CUNHA, Jorge Luiz da; BÔAS, Lúcia Villas (org). Pesquisa narrativa (auto)biográfica: diálogos epistêmico-metodológicos. Curitiba: CRV, 2018. p. 65-81.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Pesquisa com o cotidiano. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 98, p. 73-95, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n98/a05v2898.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Petrópolis: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
GARCIA, Alexandra. Afetos. In: REIS, Graça; OLIVEIRA, Inês Barbosa de; BARONI, Patrícia (org.). Dicionário de pesquisa narrativa. Rio de janeiro: Ayvu, 2022. p. 41-49.
GUAJAJARA, Sonia. Educação indígena: esperança de cura para tempos de enfermidade. In: CÁSSIO, Fernando (org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2021.
GUEDES, Adriana; RIBEIRO, Tiago (org.). Pesquisa, alteridade e experiência: metodologias minúsculas. Rio de Janeiro: Ayvu, 2019.
NGUYEN, Viet. The refugees. Portugal: Elsinore, 2018.
OLIVEIRA, Inês Barbosa. Alternativas curriculares e cotidiano escolar. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e no aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 183-190.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis: DP et Alli, 2016.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PEIXOTO, Leonardo; SUSSEKIND, Maria Luiza (org.). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019.
PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso de vida: entre a hetero e a ecoformação. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathis (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Tradução de Maria Nóvoa. Natal: EDUFRN, 2014. p. 91-109.
REIS, Graça Regina Franco da Silva. Por uma outra epistemologia de formação: conversas sobre um projeto de formação de professoras no município de Queimados. 2014. 196 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
REIS, Graça Regina Franco da Silva. Narrativa de experiência prática como possibilidade de justiça cognitiva. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 4, p. 1332-1357, out./dez. 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/29607. Acesso em: 22 ago. 2024.
REIS, Graça. Singularsocial. In: REIS, Graça; OLIVEIRA, Inês Barbosa de; BARONI, Patrícia (org.). Dicionário de pesquisa narrativa. Rio de janeiro: Ayvu, 2022.
REIS, Graça Regina Franco da Silva. A pesquisa narrativa como possibilidade de expansão do presente. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 48, p. 1-16, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236123291vs01.
REIS, Graça Regina Franco da Silva; EMILIÃO, Soymara; FERREIRA, Erica da Silva Teixeira. Formação de professores como espaço dialógico de construção de saberes que se fazem na palavra, no trabalho e na ação-reflexão. Horizontes, Itatiba, v. 41, n. 1, p. 1-19, 2023. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1572.
RUFINO, Luiz. Vence-demanda: educação e descolonização. Rio de Janeiro: Mórula, 2021.
SANTOS, Boaventura de Souza. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.