CURRÍCULO E EDUCAÇÃO NO CAMPO

entre as lutas por uma formação humana crítica e as proposições pós-críticas do educar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39567

Palavras-chave:

Educação no Campo, Luta de Classes, Currículo

Resumo

Na década de 1990 foi construído um movimento educativo composto por movimentos sociais, sindicatos rurais, associações, universidades, Organizações Não-Governamentais que se intitulou “Movimento por uma Educação do Campo". Desta ampla unidade desdobraram-se discussões, estudos, manifestações e conquista de políticas públicas no âmbito educacional para os trabalhadores do campo. Neste artigo analisamos as proposições sobre currículo e formação humana em duas matrizes de fontes, quais sejam: a) os cadernos sobre educação do campo (editados pelo respectivo movimento) e b) A “Proposta curricular para as escolas do campo no território do Velho Chico” (elaborada por educadores e instituições governamentais e não-governamentais nesta região do semiárido baiano). O objetivo deste artigo é analisar a relação entre a perspectiva de formação humana crítica reivindicada pelas propostas de educação do campo aqui estudadas e as influências das perspectivas pós-críticas/pós-modernas no plano da teoria pedagógica nas proposições sobre o currículo para as escolas do campo.

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Biografia do Autor

Cláudio Eduardo Félix dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia e Docente no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Cléber Eduão Ferreira, Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco, Brasil.

Mestre em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e Assessor de projetos da FUNDIFRAN (Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco).

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

SANTOS, C. E. F. dos .; FERREIRA, C. E. CURRÍCULO E EDUCAÇÃO NO CAMPO: entre as lutas por uma formação humana crítica e as proposições pós-críticas do educar. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 199–210, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39567. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39567. Acesso em: 22 nov. 2024.