A interação em salas de aula remota

uma análise dos desafios e de suas possibilidades à aprendizagem

Autores

  • Ruben Claudionor dos Santos Universidade de Pernambuco
  • Vinicius Santos da Silva Universidade de Pernambuco
  • Rita de Cássia Freire de Melo Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2023v19.65296

Resumo

A presente proposta objetiva descrever a experiência vivenciada pelos discentes partícipes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido na instituição municipal de ensino Joaquim Canuto de Araújo - PE. A análise realizada a partir da observação dos estudantes no ambiente remoto, sob uma perspectiva socioconstrutivista, considerou o contexto vivenciado pelos alunos, seus conhecimentos adquiridos e experiências por intermédio da interação no meio social em que estão inseridos. É sabido que existem diversos fatores responsáveis pela baixa predisposição dos alunos em participar ativamente das aulas. Destarte, faz-se necessário considerar a heterogeneidade presente no ambiente escolar. No que tange ao ensino-aprendizagem, houve grande preocupação quanto à imersão deles nas temáticas sugeridas que, baseadas em novos métodos educativos como gamificação e na teoria socioconstrutivista, foram organizadas visando uma aprendizagem efetiva por parte deles. Logo, considerando as abordagens aplicadas, foram obtidos resultados satisfatórios decorrentes das mudanças nas práticas pedagógicas tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruben Claudionor dos Santos, Universidade de Pernambuco

Graduando em Letras Português/Espanhol pela Universidade de Pernambuco, participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no período de 2020 - 2022 com bolsa. Bolsista no Programa de Residência Pedagógica (PRP), foi extensionista no Curso educação do campo e turmas multisseriadas na Universidade de Pernambuco campus mata norte e é extensionista no projeto de Tradução de material audiovisual (PROEC em parceria com a TV Pernambuco). ruben.santos@upe.br

Vinicius Santos da Silva, Universidade de Pernambuco

Graduando em Letras Português/Espanhol pela Universidade de Pernambuco e bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Rita de Cássia Freire de Melo, Universidade de Pernambuco

PhD em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrado em Formação de Professores de Espanhol com L2 pela Universidade de Barcelona. Graduada em Letras pela Fundação de Ensino Superior de Olinda. rita.freire@upe.br

Downloads

Publicado

2023-03-09

Como Citar

SANTOS, R. C. dos; SILVA, V. S. da; MELO, R. de C. F. de. A interação em salas de aula remota: uma análise dos desafios e de suas possibilidades à aprendizagem. DLCV, João Pessoa, PB, v. 19, p. e023008, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2023v19.65296. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/65296. Acesso em: 18 abr. 2024.