A interação em salas de aula remota
uma análise dos desafios e de suas possibilidades à aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2023v19.65296Resumen
A presente proposta objetiva descrever a experiência vivenciada pelos discentes partícipes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido na instituição municipal de ensino Joaquim Canuto de Araújo - PE. A análise realizada a partir da observação dos estudantes no ambiente remoto, sob uma perspectiva socioconstrutivista, considerou o contexto vivenciado pelos alunos, seus conhecimentos adquiridos e experiências por intermédio da interação no meio social em que estão inseridos. É sabido que existem diversos fatores responsáveis pela baixa predisposição dos alunos em participar ativamente das aulas. Destarte, faz-se necessário considerar a heterogeneidade presente no ambiente escolar. No que tange ao ensino-aprendizagem, houve grande preocupação quanto à imersão deles nas temáticas sugeridas que, baseadas em novos métodos educativos como gamificação e na teoria socioconstrutivista, foram organizadas visando uma aprendizagem efetiva por parte deles. Logo, considerando as abordagens aplicadas, foram obtidos resultados satisfatórios decorrentes das mudanças nas práticas pedagógicas tradicionais.
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