A interação em salas de aula remota
uma análise dos desafios e de suas possibilidades à aprendizagem
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2023v19.65296Résumé
A presente proposta objetiva descrever a experiência vivenciada pelos discentes partícipes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido na instituição municipal de ensino Joaquim Canuto de Araújo - PE. A análise realizada a partir da observação dos estudantes no ambiente remoto, sob uma perspectiva socioconstrutivista, considerou o contexto vivenciado pelos alunos, seus conhecimentos adquiridos e experiências por intermédio da interação no meio social em que estão inseridos. É sabido que existem diversos fatores responsáveis pela baixa predisposição dos alunos em participar ativamente das aulas. Destarte, faz-se necessário considerar a heterogeneidade presente no ambiente escolar. No que tange ao ensino-aprendizagem, houve grande preocupação quanto à imersão deles nas temáticas sugeridas que, baseadas em novos métodos educativos como gamificação e na teoria socioconstrutivista, foram organizadas visando uma aprendizagem efetiva por parte deles. Logo, considerando as abordagens aplicadas, foram obtidos resultados satisfatórios decorrentes das mudanças nas práticas pedagógicas tradicionais.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés DLCV 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.