Cartilha do participante da redação do ENEM: uma análise do contexto de produção e das capacidades de linguagem
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42497Mots-clés :
ISD. Contexto de produção. Capacidade de linguagemRésumé
Neste artigo, objetivamos identificar e analisar a relação estabelecida entre os parâmetros do contexto sociossubjetivo e o desenvolvimento das capacidades de linguagem presentes na cartilha do participante do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), 2017. Tomando como base as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo ( ISD), o quadro teórico-metodológico proposto por Bronckart (1999) e por pesquisadores da Universidade de Genebra, verificamos que os objetivos da interação, presentes na cartilha, contemplam as capacidades de linguagem (ação, discursiva e linguístico-discursiva) uma vez que contribuem para a realização de ações, sobretudo, com implicação de mudança dessas ações de linguagem do participante-emissor; e estão materializados em sequências injuntivas.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2018-12-31
Comment citer
MELO, R. M. de; PEREIRA, R. C. M. Cartilha do participante da redação do ENEM: uma análise do contexto de produção e das capacidades de linguagem. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 2, p. 339–352, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42497. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/42497. Acesso em: 22 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.