Cartilha do participante da redação do ENEM: uma análise do contexto de produção e das capacidades de linguagem
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42497Palavras-chave:
ISD. Contexto de produção. Capacidade de linguagemResumo
Neste artigo, objetivamos identificar e analisar a relação estabelecida entre os parâmetros do contexto sociossubjetivo e o desenvolvimento das capacidades de linguagem presentes na cartilha do participante do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), 2017. Tomando como base as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo ( ISD), o quadro teórico-metodológico proposto por Bronckart (1999) e por pesquisadores da Universidade de Genebra, verificamos que os objetivos da interação, presentes na cartilha, contemplam as capacidades de linguagem (ação, discursiva e linguístico-discursiva) uma vez que contribuem para a realização de ações, sobretudo, com implicação de mudança dessas ações de linguagem do participante-emissor; e estão materializados em sequências injuntivas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-12-31
Como Citar
MELO, R. M. de; PEREIRA, R. C. M. Cartilha do participante da redação do ENEM: uma análise do contexto de produção e das capacidades de linguagem. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 2, p. 339–352, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42497. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/42497. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.