Paralelos entre sociolinguística e geolinguística
abordagens no livro didático
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65181Résumé
Entendemos que em sua ampla extensão territorial, o Brasil apresenta uma heterogeneidade cultural, social e econômica que se reflete na língua portuguesa, dessa forma, com o intuito de mostrar a contribuição da sociolinguística e da dialetologia para o conhecimento dessa diversidade linguística, este trabalho vem suscitar/provocar reflexões pertinentes à abordagem da geolinguística brasileira nos manuais didáticos de língua portuguesa para o ensino médio. Com base em estudos de Cardoso (2010), Bagno (2007), Travaglia (2009), Ilari & Basso (2009) sobre uma proposta de pedagogia da variação linguística e à luz dos PCN, pretende-se analisar esses manuais e observar quais os tipos de variação são contemplados e como o conceito de norma culta/padrão é trabalhado. Nesse ínterim, pretende-se (re)pensar conceitos existentes, no campo acadêmico, sobre língua, variação e ensino, de maneira que sejam levantadas discussões que estimulem a reflexão de nossos educandos dentro do campo linguístico variacional.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés DLCV - Língua, Linguística & Literatura 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.