Paralelos entre sociolinguística e geolinguística

abordagens no livro didático

Auteurs

  • Jackson Cícero França Barbosa Universidade Estadual da Paraíba
  • Danielli Cristina de Lima Silva

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65181

Résumé

Entendemos que em sua ampla extensão territorial, o Brasil apresenta uma heterogeneidade cultural, social e econômica que se reflete na língua portuguesa, dessa forma, com o intuito de mostrar a contribuição da sociolinguística e da dialetologia para o conhecimento dessa diversidade linguística, este trabalho vem suscitar/provocar reflexões pertinentes à abordagem da geolinguística brasileira nos manuais didáticos de língua portuguesa para o ensino médio. Com base em estudos de Cardoso (2010), Bagno (2007), Travaglia (2009), Ilari & Basso (2009) sobre uma proposta de pedagogia da variação linguística e à luz dos PCN, pretende-se analisar esses manuais e observar quais os tipos de variação são contemplados e como o conceito de norma culta/padrão é trabalhado. Nesse ínterim, pretende-se (re)pensar conceitos existentes, no campo acadêmico, sobre língua, variação e ensino, de maneira que sejam levantadas discussões que estimulem a reflexão de nossos educandos dentro do campo linguístico variacional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Jackson Cícero França Barbosa, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Linguística (PROLING/UFPB),  Mestre em Linguística pelo mesmo programa. Graduado em Letras Vernáculas pela UFCG. Interessa-se por assuntos relacionados ao Funcionalismo linguístico; Sociolinguística e Dialetologia; Oralidades e Escrituras; e Tradições Discursivas.

Publiée

2022-12-14

Comment citer

BARBOSA, J. C. F.; SILVA, D. C. de L. Paralelos entre sociolinguística e geolinguística: abordagens no livro didático. DLCV, João Pessoa, PB, v. 18, p. e022003, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65181. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/65181. Acesso em: 18 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice