Consciência fonológica e alfabetização

uma relação presente nos materiais didáticos utilizados pelos professores?

Autores

  • Thiago Afonso Nogueira UFTM
  • Juliana B. Bertucci Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Campus de Uberaba http://orcid.org/0000-0002-1510-633X

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2019v15n1.41835

Resumo

Partindo de estudos sobre Consciência Fonológica (CF), Alfabetização e Aquisição da Escrita, neste artigo, temos como objetivo principal: (i) investigar se nas séries iniciais do Ensino Fundamental I de uma escola Municipal de Buritizal/SP os professores alfabetizadores utilizam atividades (e quais delas) que estimulam a consciência fonológica; (ii) refletir sobre a relação entre consciência fonológica e alfabetização. Para isso, metodologicamente, faremos uma pesquisa documental, selecionando e analisando materiais e atividades didáticas aplicadas pelos professores na escola participante da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Afonso Nogueira, UFTM

Graduando em Letras pela UFTM Bolsista de IC FAPEMIG

Juliana B. Bertucci Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Campus de Uberaba

Doutora em Linguistica e Lingua Portuguesa (UNESP) e Estágio Doutoral na Universidade de Lisboa Coordenadora do PROFLETRAS na UFTM Lider do Grupo de Pesquisa GEVAR (plataforma CNPq)

Downloads

Publicado

2019-09-12

Como Citar

NOGUEIRA, T. A.; BARBOSA, J. B. B. Consciência fonológica e alfabetização: uma relação presente nos materiais didáticos utilizados pelos professores?. DLCV, João Pessoa, PB, v. 15, n. 1, p. 2–28, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2019v15n1.41835. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/41835. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos