Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Espaço do Currículo é uma revista eletrônica de acesso aberto e publicação contínua, que tem como objetivo divulgar a produção científica original e relevante desenvolvida sobre os estudos do currículo.

Histórico

A REC - Revista Espaço do Currículo é uma publicação da Universidade Federal da Paraíba organizada pelo GEPPC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares, cujo objetivo é difundir pesquisas a partir das redes de interlocutores nacionais e internacionais dedicadas à temática do Currículo.

A REC foi criada em 2008 com a edição de um número que contou com a participação de Reinaldo Matias Fleuri, Roger Dale, Susan L. Robertson, entre outros pesquisadores renomados do campo do currículo. Em 2009, manteve a periodicidade semestral, passando à quadrimestral em 2013, buscando disponibilizar os textos que estavam sendo aprovados no fluxo editorial de forma mais rápida.

Nos primeiros anos da revista, entre as edições semestrais e quadrimestrais, a revista recebeu textos de pesquisadores nacionais e internacionais de destaque do campo curricular. Nesse meio tempo, mais precisamente em 2010, a revista foi avaliada pela primeira vez através do Qualis Periódicos, conseguindo os extratos de B5 (Ciências Ambientais), C (Direito), B4 (Educação), B3 (Ensino), B3 (Interdisciplinar), B5 (Linguística e Literatura) e B3 (Sociologia).

A partir de 2013 o quantitativo de textos, em cada número publicado pela REC, aumentou expressivamente devido ao reconhecimento deste veículo pela comunidade acadêmica nacional e internacional, que passou a procurá-lo para publicação de seus manuscritos. A Espaço do Currículo é uma das três revistas brasileiras que dedicam seus números às questões, exclusivamente, curriculares.

Outro importante avanço da REC foi a inserção do Digital Object Identifier (DOI) nos textos publicados a partir do último número de 2014. Com o crescimento do interesse dos pesquisadores pela revista foi necessário fortalecer a circulação dos textos através da web e o DOI foi um investimento para auxiliar na localização e no acesso dos manuscritos publicados, facilitando a autenticação de documentos.

No quadriênio 2013 a 2016 o esforço para dar maior visibilidade ao periódico buscou-se inseri-lo no REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico, CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades, EUROPUB - Academic And Scholarly Research Publication Center, CROSSREF, BBE - Biblioteca Brasileira de Educação e foi cadastrado um perfil no Google Acadêmico.

Nesse mesmo quadriênio a REC passou pela segunda avaliação do Qualis Periódico, passando a ser avaliada em onze áreas, das quais os maiores extratos foram B1 em Ensino e B2 em Educação, ficando dentro dos extratos considerados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na avaliação dos Programas de Pós-graduação do País.

Após ser avaliada em B1 em Ensino e B2 em Educação, em 2016, o número de textos enviados para a equipe editorial da revista aumentou de tal forma que foi preciso repensar o processo editorial. Então, os editores organizaram a revista por sessões temáticas no intuito de ampliar o espaço de participação no processo de gestão do periódico, bem como, ampliar a rede de pesquisadores e pesquisadoras ao aumentar o fluxo de textos e o intercâmbio nacional e internacional. Ao mesmo tempo, essa nova organização possibilitou o aumento de pareceristas ad hoc, visando acelerar o processo de análise dos manuscritos.

Nesse momento em que a gestão da revista passou a contar com os editores de seção foi possível perceber o crescimento da participação internacional ao ponto de que uma das sessões passou a ser coordenada por pesquisadores internacionais. Também constatamos uma ampliação nas publicações e avaliações internacionais.

Frente a esses resultados, os editores da REC decidiram intensificar a participação dos pesquisadores nacionais e internacionais do campo do currículo na organização dos números da revista. Para isso, a partir de 2017, foram publicados editais com o objetivo de receber propostas de dossiês temáticos organizados por pesquisadores nacionais e internacionais.

Após todas essas mudanças a Revista Espaço do Currículo passou a ser avaliada no Qualis de meio período (2017-2018) como periódico específico da área de Educação com extrato de A4. Na avaliação do quadrimestre 2017-2020 a revista obteve o extrato A3, mas possui o potencial de qualidade e fluxo de submissão para continuar imprimindo qualidade e socialização ampliada da produção no campo do Currículo.

A Espaço do Currículo é de vocês! Uma boa leitura!

Os editores

Periodicidade

Primeiro quadrimestre, Jan./Abr.

Segundo quadrimestre, Maio/Ago.

Terceiro quadrimestre, Set./Dez.

A Revista adota o modelo de Publicação Contínua, por meio de artigos anuais em três edições organizadas em: Apresentação, Seção Especial, Artigos, Demanda Contínua, Resenha e Entrevista.

Política de acesso livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.