Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato .doc ou .docx.
- O arquivo com o texto tem, em sua primeira folha, o título, o resumo, as palavras-chave em Português, Inglês e Espanhol.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Currículo e escola do campo
O Movimento de Educação do Campo, também, continua avançando na implementação dos princípios da Educação do Campo nas escolas e na formação de educadoras/es, através de currículos alinhados à produção e reprodução da vida, tendo o trabalho socialmente produtivo, a luta social, a organização coletiva, a cultura e a história como matrizes organizadoras do processo formativo, com a participação das pessoas das comunidades e a auto-organização de educandas/os e de educadoras/es. Assim, o Dossiê Currículo e Escolas do Campo: políticas e práticas em territorialidades camponesas é um convite às/aos educadoras/es e pesquisadoras/es para enviarem artigos que compartilhem experiências de políticas e práticas curriculares contra-hegemônicas, implementadas nos territórios do campo.
Políticas curriculares e as inovações (neo)conservadoras
A seção busca reunir um conjunto de escritos sobre currículo que façam uma analise dos desdobramentos do contexto neoconservador em que o currículo toma a feição de uma espécie de janela do mundo em um processo autoritário e populista que busca desenhar as formas de saberpoder pela lógica de produção/mercado, fortalecido pelo discurso saudosista que anuncia a “ordem” e a “moral” como possibilidade para estabelecer o equilíbrio entre as nações. Nessa conuntura, há o chamado a uma visão romantizada e estandardizada do currículo e as competências tornam-se o eixo regulador da política nacional.
Diversidade(s) e diferença(s) no(s) currículo(s)
Esta seção da Revista Espaço de Currículo recebe artigos, ensaios, entrevistas e resenhas que abordem temáticas articuladas às relações da(s) diversidade(s) e/ou diferença(s) de sujeitos/práticas/discursos em interface com o campo do currículo. Espera-se que sejam apresentados resultados de pesquisa e/ou de intervenções didático-pedagógicas que dialoguem com a noção de diferença em seu sentido amplo. Debates relativos à classe social, gênero, etnia, sexualidade, religião, geração, linguagem, dentre outros, que possam problematizar a forma como as diversidades e/ou diferenças são produzidas e reificadas por meio de relações de poder, bem como suas implicações em escolas e demais espaços educativos serão bem-vindos.
Políticas de currículo e formação em administração e gestão educacional
A seção aceita para avaliação propostas que se integrem nos seguintes eixos: i) políticas curriculares para a formação/capacitação de gestores escolares; ii) colegialidade e unipessoalidade na gestão das escolas; iii) os cânones da nova gestão pública, as pressões performativas e a governação das escolas; iv) políticas de (des)centralização e autonomia no governo das escolas; v) gestão democrática e promoção da igualdade de oportunidades.
Demanda Contínua
A seção destina-se a publicação de textos que tematizem pesquisas sobre: currículo e conhecimento escolar; currículo: saberes e práticas, - currículo e multiplicidades de saberes, currículo em espaços escolares e não escolares.
Resenhas
Que privilegiem as obras (livros, coletâneas, filmes e documentários) de relevância na área da Educação, com ênfase nos estudos da políticas e práticas curriculares.
Entrevistas
Esta seção é dedicada a entrevistas com autores, autoridades reconhecidas no campo acadêmico, dirigentes de movimentos organizados, artistas e outras personalidades que contribuam para o debate da área de educação, com foco no estudo das Políticas e Práticas Curriculares.
Informes de publicações
Espaço para socialização de Monografias, Dissertações e Teses na área de Educação, como foco nas Políticas e Práticas Curriculares.
Declaração de Direito Autoral
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.