E-ISSN: 1983-1579
DOI: 10.15687/rec
QUALIS: A3 (2017-2020)
A Revista Espaço do Currículo - REC passou a adotar a PUBLICAÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO, seguindo a tendência das publicações científicas. Com a aplicação do fluxo contínuo, todas as edições do ano corrente permanecerão abertas (In progress). À medida que os artigos forem aceitos e diagramados, serão inseridos na edição que ainda não estiver completa.
1. A Revista Espaço do Currículo não cobra taxas para submissão e publicação de artigos.
2. A Revista Espaço do Currículo (REC) aceita textos para publicação nas seguintes modalidades:
I Artigos
Descrição: entende-se por artigo científicos produções resultantes de pesquisas empíricas e análises sobre políticas e práticas curriculares que centram sua discussão na área da Educação, especificamente os estudos sobre o currículo.
II Ensaios
Descrição: por ensaios compreende-se os estudos e debates teóricos e/ou metodológicos sobre o estado da arte acerca de temáticas voltadas ao campo da Educação, como ênfase nas Políticas e Práticas Curriculares.
III. Resenhas
Descrição: são consideradas resenhas textos que privilegiam as obras (livros, coletâneas, filmes e documentários) de relevância na área da Educação, com ênfase nos estudos das políticas e práticas curriculares.
IV Entrevistas
Descrição: nessa modalidade estão contempladas as produções com autores, autoridades reconhecidas no campo acadêmico, dirigentes de movimentos organizados, artistas e outras personalidades que contribuem para o debate da área de educação, com foco no estudo das Políticas e Práticas Curriculares.
V Informes de publicações
Descrição: espaço para socialização de Monografias, Dissertações, Teses, livros, filmes, documentários e outras obras na área de Educação, em especial as que possuem foco nas Políticas e Práticas Curriculares.
3. Os textos em português, espanhol ou inglês, devem ser inéditos. Relatos de pesquisa ou experiência devem ser transformados em artigos para publicação nessa revista científica, conforme as diretrizes da REC.
4. Os trabalhos recebidos para publicação são submetidos à seleção prévia do editor científico da seção a que se destina o texto. As seções estão circunscritas às seguintes temáticas: Políticas de currículo e formação em administração e gestão educacional; Diversidade(s) e diferença(s) no(s) currículo(s); Demanda Contínua, Resenhas, Entrevistas e Informes de Publicação, entre outras seções temáticas que possam estar abertas.
5. A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição aos estudos curriculares, dentro da linha editorial da revista. Também são fundamentais a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor da abordagem teórica-metodológica e a qualidade do texto.
6. Os arquivos dos textos devem ser encaminhados somente mediante cadastro realizado por meio do site da revista (https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/index).
7. Todos os dados de identificação dos autores deverão ser, OBRIGATORIAMENTE, digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do artigo e do/a(s) autor/a(s) no sistema, incluindo nome completo do/a autor/a ou autores/as, ORCID ID, e-mail e uma breve descrição do currículo, no máximo três linhas, que deve conter maior titulação e filiação institucional.
8. Devem ser anexados dois arquivos do manuscrito: um sem nenhuma informação que possa identificar os autores e outro identificado.
9. Os manuscritos submetidos, quando derivados de estudos que envolvem seres humanos, devem obrigatoriamente ter sido aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa, conforme preconizam as diretrizes e normas da Resolução 510/16. Os autores deverão inserir a cópia digitalizada da declaração de aprovação do Comitê de Ética em pesquisa da instituição como documento complementar.
10. Os manuscritos devem ter no máximo três autores.
11. Pelo menos um dos autores do texto deve possuir o título de Doutor.
12. Os arquivos para submissão devem estar no formato .doc ou .docx e não devem ultrapassar os 2 Mb.
13. A REC possui um modelo para o envio dos arquivos, o qual pode ser encontrado abaixo. É obrigatório seu uso para a adequação do artigo às normas da Revista.
- Template para Artigos e Ensaios
14. A modalidade a qual o texto se enquadra (Artigo, Ensaio, Resenha, Entrevista ou Informes de publicação) deve ser mencionada nos comentários ao editor.
15. No caso de detecção ou suspeita de plágio, redundância (publicação dupla), dados fabricados, conflitos de interesse ou problemas éticos (por exemplo, violação de patentes protegidas, experimentos com animais ou humanos sem o devido rigor ético), antes ou após a publicação dos manuscritos, os editores da Revista tomarão medidas de acordo com as diretrizes recomendadas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE), fornecendo oportunidade para que autores respondam as eventuais reclamações/denúncias, mantendo arquivada toda documentação referente ao caso.
Questões éticas
1. A Revista Espaço do Currículo tem compromisso com as questões éticas inerentes ao processo de avaliação e publicação dos artigos, resenhas, ensaios, informes, ou qualquer outro texto que seja veiculado por esse periódico. Seguimos as recomendações, decisões e procedimentos do Comitê de Ética e de outros documentos, a saber:
a) Resolução CNS nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos);
b) Resolução CNS nº 510/2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais);
c) Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica;
d) Documento Ética e Pesquisa em Educação - v. 1 (Anped).
2. Princípios e procedimentos éticos adotados:
a) Quanto aos textos
b) Quanto ao processo de avaliação
c) Outros princípios
3. Detecção de plágio e autoplágio
Os textos submetidos a Revista Espaço do Currículo serão verificados por software para identificação de plágio, sendo utilizado o iThenticate para detecção de plágio em arquivos de texto. Caso o plágio seja realmente comprovado, o manuscrito será devolvido ao autor. Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido. referente indicações apontadas pelos softwares utilizados.
Processo de avaliação
1. Diretrizes para avaliação: O processo de avaliação dos Artigos, Ensaios, Resenhas e Entrevistas enviados à Revista Espaço do Currículo obedece ao seguinte fluxo de avaliação pelos pares:
2. Análise quanto à forma: nessa fase, os textos são submetidos à leitura de ao menos dois dos editores e são avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da Revista Espaço do Currículo e à linha editorial. Assim, são devolvidos aos autores os textos que:
a) Configuram-se como relatos de experiência ou de pesquisa;
b) Configuram-se unicamente como revisão bibliográfica e não esteja na seção de ensaios;
c) Configuram-se notadamente como simples recorte de uma dissertação ou tese, sem a devida adaptação para artigo e/ou ensaio;
d) Apresentam-se sob a forma de projeto ou relatório de pesquisa;
e) Não apresentam uma análise suficientemente aprofundada da temática que se propõe a discutir;
f) Não têm a área da educação, com foco nos estudos sobre o currículo, como eixo central da discussão;
g) Possuem erros de redação, bem como de estruturação do texto, a ponto de dificultar a compreensão das partes ou mesmo do todo;
h) São meramente descritivos e não apresentam uma análise da problemática abordada;
i) Não possuem a forma de artigo científico usualmente praticada nos periódicos de Educação, quando submetidos na seção artigo ou ensaios;
j) Não cumprem as normas da Revista Espaço do Currículo para submissão dos artigos, ensaios, entrevistas, resenhas ou resumos (formatação, citações, referências...);
k) Quando forem artigos ou ensaios não apresentam resultados, formulações ou conclusões que apontem avanços para a temática proposta;
l) Se inscrito como artigos, não apresentam elementos empíricos ou argumentações suficientemente desenvolvidas que fundamentem as conclusões.
Tais trabalhos serão devolvidos aos autores com a sugestão de que sejam reformulados, para efeito de nova submissão e avaliação pela Revista Espaço do Currículo, em outra oportunidade. Os trabalhos que se enquadram em nenhuma das características acima serão considerados aptos para a fase seguinte.
3. Análise por pares quanto ao mérito: nessa segunda fase, a Editoria da Revista Espaço do Currículo encaminha o artigo sem a identificação do autor a, no mínimo, dois pareceristas da área temática específica do trabalho (membros do conselho editorial ou convidados ad hoc), de dois estados diferentes ou do exterior. A avaliação levará em conta os seguintes critérios:
a) Contribuição à área da educação e dos estudos curriculares;
b) Originalidade do tema e/ou do tratamento dado ao tema;
c) Consistência argumentativa;
d) Rigor da abordagem teórico-metodológica;
e) Qualidade geral do texto.
f) Os pareceristas podem aceitar plenamente o texto, aceitar solicitando reformulações ou recusar. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo.
g) Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor.
h) Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte.
i) Por fim, quando um, ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que o mesmo considere os pareceres e reformule o artigo no prazo de trinta dias.
j) Quando o autor reenvia o texto reformulado, segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado e passa à fase final.
4. Editoração do trabalho às normas da Revista Espaço do Currículo: uma vez aceito para publicação, o trabalho é submetido a uma normalização para que seja finalmente encaminhado pela Editoria para a publicação.
Conflito de Interesses
1. Conflitos de interesse são entendidos como condições nas quais uma pessoa envolvida no processo editorial de um manuscrito detém interesses conflitantes ou concorrentes que poderiam influenciar nas decisões editoriais. Considerações pessoais, políticas, financeiras, acadêmicas ou religiosas podem afetar a objetividade na avaliação dos manuscritos (The COPE Report, 1999).
2. Com relação aos conflitos de interesse:
a) Devem ser comunicados não apenas pelos autores, mas por todos os envolvidos no processo editorial de um manuscrito.
b) Os editores devem evitar tomar decisões sobre manuscritos que conflitam com seus próprios interesses, tais como os submetidos por autores de seu departamento ou colaboradores de pesquisa.
c) Se os editores tiverem um conflito de interesse, devem delegar a tomada de decisão para outros editores.
d) Pareceristas devem considerar qualquer tipo de conflito de interesse antes de avaliar o manuscrito. Relações de trabalho com o autor devem ser consideradas (participar ou ter participado de projeto de pesquisa; manter ou ter mantido colaboração científica com grupos de pesquisa; ter relação de orientação com o autor; ter interesse financeiro com o projeto envolvido no manuscrito).
Declaração de direito autoral
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O Dossiê objetiva reunir artigos oriundos de trabalhos e pesquisas que problematizam o cenário político (inter)nacional e suas implicações para as políticas curriculares nacionais, que dão significado a algumas formas de ser/estar/sentir “lançados”, sobre o que ainda não conhecemos. Considera-se que existem cicatrizes e feridas, ainda abertas, estamos pagando o preço do período pós golpe, evidenciados na crise político-jurídica-sanitária instaurada no país e estarmos no luto não reconhecido, considerando os desafios da pandemia da covid-19. De todo modo, no processo em que nossos pés não tocam o chão, há que se pensar em outros projetos políticos de currículo. Frente a isso, sugar o néctar da instabilidade, planar com a leveza das asas das borboletas e questionar: ordens, discursos, poderes e saberes que buscam sedimentar as verdades fora dos seres para visualizar os desenhos externos, exteriorizados à existência e a cultura dos tantos “eus” é a questão principal deste dossiê.
O presente dossiê tem por objetivo congregar criações curriculares que desestabilizam o desencanto do mundo a partir do entendimento da diferença como patrimônio da humanidade. Muitos dispositivos midiáticos, redes sociais, programas de televisão têm contribuído para a difusão de uma avalanche de informações que amplificam os discursos em defesa das políticas de controle sobre os currículos nas instituições educativas, de desvalorização da educação, de desqualificação da formação docente, de desvalorização da escola pública, além da subordinação dos praticantespensantes (OLIVEIRA, 2012) a um padrão de humanidade eurocentrado e excludente. Mediante tal cenário, dá-se a emergência de inversão desses processos. Propomos, então, a perspectiva do reencantamento do mundo a partir das criações curriculares. Esperamos receber artigos que indiquem inserções da novidade utópica para a promoção para outras compreensões dos cotidianos, nas quais as microalegrias passem de exceção à regra. Reencantar o mundo seria remagificar a vida, ou ainda, como nos ensinou Sgarbi (2005), pensarsentir a partir de uma epistemomagia do cotidiano. De modo recente temos encontrado em diversas áreas do conhecimento, produções que afirmam a emergência de ressaltar a imprevisibilidade do real, tal como fazem diversos docentes quando assumem os limites dos textos curriculares e planos de curso reinventando o que está posto; quando são criadas ações antirracistas, inclusivas, solidárias nas esferas locais de educação; quando as comunidades interpretativas propõem a suas epistemomagias cotidianas nas instituições educativas. Buscamos proposições que contribuam para a ecologia de saberes (SANTOS, 2010) que se dá nos processos educativos, sejam estes em espaços formais ou não, e que considerem a novidade utópica enquanto tática para a construção de um mundo onde caibam todos os mundos.
A seção aceita para avaliação propostas que se integrem nos seguintes eixos: i) políticas curriculares para a formação/capacitação de gestores escolares; ii) colegialidade e unipessoalidade na gestão das escolas; iii) os cânones da nova gestão pública, as pressões performativas e a governação das escolas; iv) políticas de (des)centralização e autonomia no governo das escolas; v) gestão democrática e promoção da igualdade de oportunidades.
A seção destina-se a publicação de textos que tematizem pesquisas sobre: currículo e conhecimento escolar; currículo: saberes e práticas, - currículo e multiplicidades de saberes, currículo em espaços escolares e não escolares.
Que privilegiem as obras (livros, coletâneas, filmes e documentários) de relevância na área da Educação, com ênfase nos estudos da políticas e práticas curriculares.
Esta seção é dedicada a entrevistas com autores, autoridades reconhecidas no campo acadêmico, dirigentes de movimentos organizados, artistas e outras personalidades que contribuam para o debate da área de educação, com foco no estudo das Políticas e Práticas Curriculares.
Espaço para socialização de Monografias, Dissertações e Teses na área de Educação, como foco nas Políticas e Práticas Curriculares.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
E-ISSN: 1983-1579
DOI: 10.15687/rec
QUALIS: A3 (2017-2020)
A Revista Espaço do Currículo é uma revista eletrônica de qualis A3 (2017-2020) em Educação, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC), da Universidade Federal da Paraíba, com publicação quadrimestral (Janeiro, Maio e Setembro) e reserva-se o direito de selecionar os artigos enviados, espontaneamente, e submetê-los à apreciação de um Conselho Editorial constituído por investigadores de diferentes instituições nacionais e internacionais.
ISSN: 1983-1579 | Ano de criação: 2008 | Área do conhecimento: Educação | Periodicidade: Quadrimestral | Qualis: A3 (2017/2020)
A Revista Espaço do Currículo, está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.