DISCURSOS AMBIENTAIS NO LESTE METROPOLITANO FLUMINENSE

uma análise de documentos curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.42441

Palavras-chave:

Discurso ambiental, Currículo de Ciências, Educação Básica

Resumo

O contexto ambiental atual promove a articulação entre educação e ambiente, considerando a educação fundamental como etapa privilegiada de humanização, socialização e direcionamento social. O estudo teve por objetivo a compreensão das finalidades de ensino e das concepções de ambiente em documentos curriculares oficiais no Leste Metropolitano Fluminense. A pesquisa teve uma abordagem metodológica qualitativa e foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Nos PCN, no Currículo Mínimo do Rio de Janeiro e nas propostas curriculares municipais predominam a visão de ambiente como natureza e recurso e finalidades utilitárias e pedagógicas no ensino de temáticas ambientais na disciplina Ciências. A pesquisa aponta a importância da abordagem de questões socioambientais locais nos documentos curriculares visando à sensibilização dos estudantes para ações de transformação de sua realidade socioambiental.

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Biografia do Autor

Ana Paula de Sousa da Silva Melila, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Professora em regime estatutário da Secretaria Municipal de Educação (SEME) de Itaboraí. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

Maria Cristina Ferreira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade na Faculdade de Formação de Professores,  do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Educação Básica e do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira na UERJ.

 

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Publicado

29-03-2020

Como Citar

DE SOUSA DA SILVA MELILA, A. P.; FERREIRA DOS SANTOS, M. C. DISCURSOS AMBIENTAIS NO LESTE METROPOLITANO FLUMINENSE: uma análise de documentos curriculares. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 194–208, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.42441. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/42441. Acesso em: 24 nov. 2024.