A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.50698

Palavras-chave:

Currículo, Ensino Médio, Educação Profissional, Educação em Tempo Integral

Resumo

O presente estudo transita na fronteira entre as políticas curriculares e o currículo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), problematizando as conexões entre a educação profissional de nível médio e a educação em tempo integral (ETI). A seleção e a organização dos saberes curriculares devem realizar-se a partir do direito dos estudantes à formação plena. Contudo, imagens reducionistas e mercantilizadas do currículo pairam sobre a educação profissional tecnológica e ameaçam esse direito. Em tal contexto, analisou-se o currículo do ensino médio integrado do IFMG e suas conexões com a ETI, a fim de contribuir para a construção de propostas que considerem as especificidades das juventudes, dialoguem com os diversos tempos da vida e que problematizem as finalidades da jornada escolar ampliada. A metodologia da pesquisa incluiu a análise dos dados descritivos sobre o texto curricular expressos nas normativas institucionais e nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de 4 campi do IFMG. Os resultados apontam que os Institutos Federais apresentam em suas normativas interessantes contribuições para a ETI, contudo, os códigos presentes nos seus PPCs contêm as marcas do produtivismo e denotam truncamentos que invisibilizam as múltiplas dimensões da formação humana e as concepções pedagógicas que fundamentam tais projetos.

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Biografia do Autor

Katia Regina de Sá, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Brasil.

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Minas Gerais. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2019) e membro do Grupo de pesquisas em Educação Física escolar da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Marcos Garcia Neira, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atua nos cursos de graduação e pós-graduação e coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar. 

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Publicado

29-03-2020

Como Citar

DE SÁ, K. R.; GARCIA NEIRA, M. A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMG. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 84–97, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.50698. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/50698. Acesso em: 25 dez. 2024.