“DIVERSIDADE CULTURAL E CRIATIVIDADE”
debatendo seu espaço no currículo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54549Palavras-chave:
Diversidade cultural, Criatividade, Currículo, UNESCOResumo
Motivado pela proximidade dos 20 anos da promulgação da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da UNESCO, o objetivo do presente trabalho foi apontar caminhos para fortalecer a promoção da diversidade por meio da valorização da criatividade, tendo o debate curricular como nosso eixo. Essa ênfase temática advém do terceiro princípio da Declaração, intitulada “Diversidade e Criatividade”. Ressaltamos a força deste princípio para se pensar as complexas formações e relações sociais que se desenham na contemporaneidade, assim como sua potência para dialogar com a criatividade e desafiar estereótipos e preconceitos. Fundamentamos nosso pensamento a partir dos aportes de estudos da diversidade cultural, da criatividade e do currículo. Defendemos o fortalecimento do debate sobre uma educação cada vez mais vocacionada para acolher a diversidade cultural por meio de práticas educacionais criativas, assim como projetos curriculares que as apoiem e legitimem. Finalizamos com reflexões sobre a necessidade de se ampliar os estudos sobre essa questão, assim como sinalizamos o protagonismo da educação e de seus atores para propiciar avanços reais nesse campo.
Palavras-chave: Diversidade cultural. Criatividade. Currículo. UNESCO.
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