PEDAGOGIA DA RUPTURA
ocupando as margens do ensino remoto para dinamização didático-curricular
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.56411Palavras-chave:
Ensino Remoto, Pandemia, Didática, CurrículoResumo
O texto consiste em um ensaio reflexivo estruturado por questões acerca do cenário de práticas pedagógicas inauguradas pelo ensino remoto. São exploradas, do ponto de vista crítico, as contradições da implementação do ensino remoto, considerando, de um lado, a sua condição como estratégia possível para a ação educativa no contexto da pandemia, e por outro lado, os riscos advindos do reforço de um modo didático-curricular individualizante, prescritivo e padronizado. Apontam-se alguns pressupostos de sistematização didática apoiados na crença de que a função social da escola e a aprendizagem escolar não se reduzem ao desempenho individual de estudantes em tarefas programadas e que a mediação docente requer construir uma atmosfera de interação, colaboração e pensamento crítico. Defende-se a legitimidade da escola como espaço de formação de sociabilidades plurais que demandam a presença como dispositivo de aprendizagem.
Downloads
Métricas
Referências
ARROYO, Miguel. Currículo: território em disputa. Petrópolis: vozes, 2011.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 42. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2018.
IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.
LIBÂNEO, José Carlos. Politicas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa, v. 46, p. 38-62, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v46n159/1980-5314-cp-46-159-00038.pdf
LUCERO, María Margarita. Entre el trabajo colaborativo y el aprendizaje colaborativo. Revista Iberoamericana de Educación. Vol. 33, n. 1, 2003, p. 1-21. Disponível em: https://doi.org/10.35362/rie3312923
MARTINS, Letícia Martins de; RIBEIRO, José Luis Duarte. Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliação. Avaliação, Campinas, vol.22 no.1 Sorocaba Jan./Apr. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000100012
PIMENTA, S. G. As ondas críticas da didática em movimento: resistência ao tecnicismo/neotecnicismo neoliberal. In: SILVA, M.; NASCIMENTO, O. C.; ZEN, G. C. (orgs.). Didática: abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2019. p. 19-64.
PIMENTA, S. G. Para uma re-significação da didática – ciências da educação, pedagogia e didática (uma revisão conceitual e uma síntese provisória). In: PIMENTA, S. G. (org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 23-87.
SCHMIED-KOWARZIK, W. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1988.
SOUSA SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de Troia da educação. Porto Alegre: Penso, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.