POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
século XX à pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.56618Palavras-chave:
EJA, Práticas Curriculares, PoliticasResumo
O presente artigo trata de uma reflexão provocada pelos organizadores do IX Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares/2020, na mesa redonda que discutiu sobre Políticas curriculares, Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo. De nossa parte, apresentamos algumas reflexões sobre as práticas curriculares na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tomando, como norte histórico, o final do século XX até os dias atuais. Nossa reflexão está alicerçada em documentos legais e em autores como Paulo Freire (1958; 2002a; 2002b; 2005), Paiva (2003), Silva (2005; 2008; 2011; 2017; 2018), entre outros. Nesse ínterim, constatamos o quanto a EJA, uma da modalidades da educação básica nacional, tem vivenciado poucos avanços no cenário das políticas públicas e curriculares.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil. Publicado no Diário Oficial da União em 05/10/1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei 9.394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20/12/1996.
BRASIL. Marco da Ação de Belém: Sexta Conferência Internacional de Educação de Adultos. Brasília: MEC: UNESCO, 2010.
BRASIL. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2019. Brasília: IBGE, divulgados online em: 16/07/2020.
DI PIERRO, Maria Clara; JÓIA, Orlando; RIBEIRO, Vera Masagão. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Cadernos Cedes, ano XXI, n. 55, nov., 2001 (Disponível online).
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. 2. ed. Brasília: Editora da UnB, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 32. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002a.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. A educação de adultos e as populações marginais: mocambos. Recife: [s.n.], 1958.
IRELAND, Timothy Denis et al. (Orgs.). Projeto Escola Zé Peão: relato de experiência. João Pessoa: Ideia, 2016
IRELAND, Timothy Denis; SILVA, Eduardo Jorge Lopes da; ARAÚJO, Lindemberg Medeiros de (Orgs.). Aprendendo com o trabalho: 25 anos da Escola Zé Peão. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2017.
MELUCCI, Alberto. A invenção do presente: movimentos sociais nas sociedades complexas. Tradução Maria do Carmo Alves do Bomfim. Petrópolis: Vozes, 2001. Tradução de: L`invenzione del presente.
MUÑOZ, Maria Mercedes Ruiz. Outra educación: aprendizajes sociales y producción de saberes. México: Universidad Iberoamericana: CREFAL, 2009.
PAIVA, Vanilda. Educação popular e educação de adultos. 6. ed. revista e ampliada, São Paulo: Loyola, 2003.
PORTO, Dorinha de Oliveira; LAGE, Iveline Lucena da Costa. CEPLAR: história de um sonho coletivo. João Pessoa/PB: Conselho Estadual de Educação da Paraíba, 1995.
SILVA, Eduardo Jorge Lopes da. Fórum de Educação de Jovens e Adultos: uma nova configuração em movimentos sociais. João Pessoa: Editora da UFPB, 2005.
SILVA, Eduardo Jorge Lopes da. O papel O papel político dos fóruns de educação de jovens e adultos. Campina Grande: EDUEP, 2008.
SILVA, Eduardo Jorge Lopes da. Paulo Freire e a educação popular libertadora dos homens/mulheres. In: LOPES, Eduardo Jorge; AMORIN, Roseane Maria de (Orgs.). Paulo Freire: culturas, ética e subjetividades no ensinar e aprender. João Pessoa: Editora do CCTA, 2018.
SILVA, Eduardo Jorge Lopes da. Prática discursiva de formação de professores alfabetizadores de jovens e adultos em uma experiência de educação popular. 2011. 431f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
SILVA, Eduardo Jorge Lopes da; LINS, Evelin Carolyne de França; SILVA, Kalídia Costa da. Ações de formação continuada de professores da EJA no agreste paraibano. In: SILVA, Nilvânia dos Santos et al (Orgs.). Educação do campo e interconexões. João Pessoa: Editora da UFPB, 2016.
SOUZA, João Francisco de. E a educação popular: ??quê??: uma pedagogia para fundamentar a educação, inclusive escolar, necessária ao povo brasileiro. Recife: Bagaço, 2007.
SOUZA, João Francisco de. A vigência da educação popular. In: Educação popular na América Latina: diálogos e perspectivas. Brasília: UNESCO, MEC, CEAAL, 2005. p. 247-255.
VENTURA, Jaqueline P. Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores no Brasil: revendo alguns marcos históricos, 2006. Documento eletrônico disponível em: http://ejatrabalhadores.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/296/2017/12/educacao-jovens-adultos-trabalhadores-revendo-marcos.pdf. Acesso em 17/05/2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.