CURRÍCULO COMO JAZZ
pressupostos, perspectivas e fronteiras de/para uma jam session inclusiva e interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.56873Palavras-chave:
Currículo como Jazz, Educação Musical, Inclusão, InterdisciplinaridadeResumo
O presente texto tem como objetivo apresentar dialogicamente o constructo Currículo como Jazz, seus pressupostos e implicações metodológicas no ensino de música em uma escola básica. Recorte de nossa investigação de doutoramento em Ciências da Educação – Especialidade Desenvolvimento Curricular, o texto, que se aporta em uma revisão bibliográfica, em interlocução com os processos investigativos, pretende inicialmente aproximar as concepções teórico-metodológicas dos conceitos de Música, Educação Musical, Inclusão e Interdisciplinaridade, propondo movimentos de conversação e improvisação, permitindo, dessa forma, a volta ao tema Currículo como Jazz para, assim, configurar um perfil pedagógico-musical inclusivo e interdisciplinar. Nessa narrativa curricular, acolhemos a metáfora do Currículo como Jazz, propondo uma narrativa com a Jam Session, bem como compartilhando nossas maneiras de dar sentido a Educação Musical e as possibilidades de desenhos curriculares que abarquem a conversação e improvisação. Nesse sentido, acolhemos uma Jam Session que envolva os sentidos de diálogo, trabalho coletivo, autoaprendizagem e igualdade de oportunidades, que valorize a tomada de decisões, a autonomia e a reflexão, e que articule, dessa forma, a inclusão e a interdisciplinaridade. Dessa forma, compreendemos a Jam Session como experiência coletiva, um espaço de aprendizagem social a partir do cultivo da individualidade musical. Nesse movimento, o ensino de Música se compõe em uma comunidade de aprendizagem recíproca, que se (re)descobre e (re)escreve a cada momento, no movimento performático de um Currículo como Jazz.
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