TEORIAS CURRICULARES

uma leitura sobre seus fundamentos e significados

Autores

  • Lucinete Gadelha Universidade Estadual do Amazonas, Brasil.
  • Márcia Alessandra Beltrão Soares Universidade do Estado do Amazonas, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v14iEspecial.57068

Palavras-chave:

Currículo, Teorias Curriculares, Educação

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender as teorias curriculares e compreender os sentidos do currículo para a comunidade escolar, esses que nos instiga saber quais as intencionalidades das teorias curriculares e suas influências na educação e no ensino. Nos procedimentos metodológicos, enveredamos pela abordagem qualitativa, num estudo de caráter bibliográfico. Buscamos nos estudos de Kliebard (2011), Silva (2010) os fundamentos e a discussão dos aspectos tradicionais do currículo, na perspectiva crítica de currículo. Com isso, trazermos Freire (2000) Arroyo (2013), Silva (2010) Giroux (1997) apontando suas contradições, e no pós-estruturalismo buscamos em Silva (2010), Lopes e Macedo (2011), entre outros, dialogar com as diferentes abordagens. As reflexões tecidas neste estudo evidenciam a relevância de conhecer as teorias curriculares em seu processo histórico a começar pelo desenvolvimento industrial, isto é, numa trajetória sócio-política-cultural, pois, a compreensão das teorias de currículo possibilita o entendimento da dinâmica da realidade educacional e se faz necessária nos espaços formativos em que buscamos conhecer seus fundamentos, desvelando suas intencionalidades nas relações estabelecidas no cotidiano escolar, esse que se faz por meio dos discursos ideológicos e do saber-poder.

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Biografia do Autor

Lucinete Gadelha, Universidade Estadual do Amazonas, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Professora da Universidade Estadual do Amazonas.

Márcia Alessandra Beltrão Soares, Universidade do Estado do Amazonas, Brasil.

Mestre em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas e Pedagoga na Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas.

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Publicado

11-08-2021

Como Citar

GADELHA, L.; SOARES, M. A. B. . TEORIAS CURRICULARES: uma leitura sobre seus fundamentos e significados. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. Especial, p. 1–11, 2021. DOI: 10.15687/rec.v14iEspecial.57068. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/57068. Acesso em: 18 nov. 2024.