TEORIAS CURRICULARES
uma leitura sobre seus fundamentos e significados
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v14iEspecial.57068Palavras-chave:
Currículo, Teorias Curriculares, EducaçãoResumo
O objetivo deste artigo é compreender as teorias curriculares e compreender os sentidos do currículo para a comunidade escolar, esses que nos instiga saber quais as intencionalidades das teorias curriculares e suas influências na educação e no ensino. Nos procedimentos metodológicos, enveredamos pela abordagem qualitativa, num estudo de caráter bibliográfico. Buscamos nos estudos de Kliebard (2011), Silva (2010) os fundamentos e a discussão dos aspectos tradicionais do currículo, na perspectiva crítica de currículo. Com isso, trazermos Freire (2000) Arroyo (2013), Silva (2010) Giroux (1997) apontando suas contradições, e no pós-estruturalismo buscamos em Silva (2010), Lopes e Macedo (2011), entre outros, dialogar com as diferentes abordagens. As reflexões tecidas neste estudo evidenciam a relevância de conhecer as teorias curriculares em seu processo histórico a começar pelo desenvolvimento industrial, isto é, numa trajetória sócio-política-cultural, pois, a compreensão das teorias de currículo possibilita o entendimento da dinâmica da realidade educacional e se faz necessária nos espaços formativos em que buscamos conhecer seus fundamentos, desvelando suas intencionalidades nas relações estabelecidas no cotidiano escolar, esse que se faz por meio dos discursos ideológicos e do saber-poder.
Downloads
Métricas
Referências
ARROYO, Miguel G. Currículo-Território em Disputa. Petrópolis-RJ: 5ª ed. Vozes. 2013. p.9-374
BURITY, J. Psicanálise, identificação e formação de atores coletivos. Recife: Instituto de Pesquisas Sociais, Fundação Joaquim Nabuco, 1997. Disponível em: http:/̸ biblioteca.clacso.edu.ar̸ Brasil, 2014.
DERRIDA, J. Posições. Belo Horizonte. Autêntica, 2001.
DIAS, R. E, LOPES, A.C. SENTIDOS DA PRÁTICA NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Currículo sem Fronteiras, v.9 n.2, p.79-99, jul/dez 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.p. 3-90
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 35. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. p. 184
FOUCAULT, M. A. Ordem do Discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2004. p.80
GARCIA, Regina Leite; MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa (Org). Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2006.p.344
GATTI, Bernadete. A.; BARRETO, E. S. de S.; ANDRÉ, Marli. E. D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
GIROUX, Henry "Rumo a uma nova sociologia do currículo" In: GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais – rumo a uma nova pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, p. 43-53 (cap. 2)
LACLAU, E. MOUFFE, C. Hegemony and socialista strategy. Londres: [s.n.] 1985. p. 179
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias De Currículo. São Paulo: Cortez, 2011. P. 280
LOPES, Alice C., CUNHA, Erika V. R. da COSTA, Hugo H. C. DA RECONTEXTUALIZAÇÃO À TRADUAÇÃO: investigando políticas de currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 392-410, set./dez. 2013
KLIEBARD, Herbert, M. Os princípios de Tyler. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp.23-35, Jul/Dez 2011.
KLIEBARD, Herbert, M. Burocracia e teoria de Currículo. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp.5-22, Jul/Dez 2011.
MACEDO, Roberto Sidnei. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. Brasília: Liber Livro Editora, 2006.p.178
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (Org.). Currículo: questões atuais. 7ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. p.192
PETERES, M. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença. Uma introdução. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Autêntica: Belo Horizonte, 2000.p.84-91
SANTOS, F.S. S. dos. Professores dos anos iniciais do ensino fundamental, pedagogia histórico-crítica e ensino de ciências: investigando articulações. p. 1-87. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Bauru-SP. 2015
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.p.158
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.