BNCC NO CONTEXTO DE DISPUTAS

implicações para a docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57075

Palavras-chave:

Política de Currículo, BNCC, Base, Docência

Resumo

Neste artigo, situo o contexto de disputas que marca a produção da Base Nacional Comum Curricular – BNCC para a educação básica e suas implicações para a docência. Este texto político normativo que tenciona orientar modelos de currículo para a escola básica defende também em sua apresentação a articulação de outras políticas como a de produção de material didático-pedagógico, de avaliação e formação de professores. Para a formação inicial e continuada de professores a ideia de base impacta novas normativas que tendem, a exemplo da BNCC, fortalecer discursivamente a ideia de uma Base para a docência associada à educação básica e modelos curriculares instrumentais. Tenciono neste artigo, apoiada na Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe, interpretar os sentidos que produzem implicações na docência em sua formação inicial e continuada tendo como foco o significante base. No contexto da produção das normativas para a formação de professores verificamos a defesa pelo currículo por competências, o vínculo entre resultado do desempenho dos alunos e a atuação dos professores remetendo ao contexto de disputas sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (2001, 2002), aprovadas durante governo Fernando Henrique Cardoso. Focalizando as normativas do CNE para a docência (2019, 2020) problematizo as articulações que são mobilizadas em torno do significante Base.

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Biografia do Autor

Rosanne E Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

24-03-2021

Como Citar

DIAS, R. E. BNCC NO CONTEXTO DE DISPUTAS: implicações para a docência. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–13, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57075. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/57075. Acesso em: 18 nov. 2024.