O QUE SE DISPUTA NA/COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57084

Palavras-chave:

Política Curricular, BNCC, Discurso, Direito

Resumo

Este artigo examina o contexto de produção da Base Nacional Comum Curricular pondo em discussão elementos destacados como marcos simbólicos das mudanças que a BNCC traz para educação. A eleição desses elementos para análise tem por mote uma peça publicitária veiculada na mídia pelo Ministério da Educação logo após a promulgação da BNCC pelo Conselho Federal de Educação. A narrativa construída assume um tom de acordo consensual que oblitera as disputas em torno dos pontos postos em destaque. Evidenciar essas disputas é objetivo desse texto, argumentando, a partir de uma perspectiva discursiva pós-estruturalista, que essas disputas não cessaram, no entendimento da política como processo de significação contingente, o que implica em lê-la como fechamento provisório, abertura à negociação.

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Biografia do Autor

Rita Frangella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professora associada da Faculdade de Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

24-03-2021

Como Citar

FRANGELLA, R. O QUE SE DISPUTA NA/COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–7, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57084. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/57084. Acesso em: 18 nov. 2024.