O QUE SE DISPUTA NA/COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57084Palavras-chave:
Política Curricular, BNCC, Discurso, DireitoResumo
Este artigo examina o contexto de produção da Base Nacional Comum Curricular pondo em discussão elementos destacados como marcos simbólicos das mudanças que a BNCC traz para educação. A eleição desses elementos para análise tem por mote uma peça publicitária veiculada na mídia pelo Ministério da Educação logo após a promulgação da BNCC pelo Conselho Federal de Educação. A narrativa construída assume um tom de acordo consensual que oblitera as disputas em torno dos pontos postos em destaque. Evidenciar essas disputas é objetivo desse texto, argumentando, a partir de uma perspectiva discursiva pós-estruturalista, que essas disputas não cessaram, no entendimento da política como processo de significação contingente, o que implica em lê-la como fechamento provisório, abertura à negociação.
Downloads
Métricas
Referências
CÁSSIO, Fernando. Existe vida fora da BNCC? IN: CÁSSIO, Fernando; CATELLI JR, Roberto. Educação é a base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação Educativa, 2019.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
BHABHA, Homi. Nuevas minorías, nuevos derechos – notas sobre cosmopolitismos vernáculos. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2013.
BRASIL/MEC. Base Nacional Comum Curricular, 2018. (Versão homologada). Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: dez. 2020.
DERRIDA, Jacques. Força de lei – o fundamento místico da autoridade. São Paulo: Martins Fontes, 2010, 2a. ed.
DERRIDA, Jacques. Papel-Máquina. São Paulo: Estação Liberdade, 2004.
FRANGELLA, Rita de Cássia. “Muitos como um”: políticas curriculares, justiça social, equidade, democracia e as (im)possibilidades de diferir. Educar em Revista. Curitiba, V. 36, e75647, 2020.
LACLAU, Ernesto. Emancipação e Diferença. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2011.
MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para a educação. Revista e Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03, p. 1530- 1555, Out/Dez, 2014.
NORVAL, Aletta. Las deciosiones democráticasy la cuestión de la universalidad. Repensar los enfoques recientes. IN: CRITCHLEY, Simon; MARCHART, Oliver (comp). Laclau – aproximaciones críticas a su obra. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.