REDESCOBRINDO A IDENTIDADE BRASILEIRA

a introdução da disciplina Educação das relações Étnico raciais na formação de graduandos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57764

Palavras-chave:

Etnicidade, Formação profissional, Ensino Superior

Resumo

A materialização da temática das relações étnico-raciais introduzida no currículo escolar por meio das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 têm sido um desafio na formação profissional em ensino superior, por ser um assunto de formação cidadã e não técnica, o qual, muitas vezes, não tem espaço no currículo profissional. Observando a importância da temática na formação de graduandos, este artigo tem o objetivo apresentar os desafios e as possibilidades de inserção dos conteúdos associados às relações étnico raciais nos currículos de ensino superior, apresentando a opção teórico-metodológica e os resultados alcançados em cursos de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Bacharelados e Licenciaturas de Biologia e Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Cristina Silva Daxenberger, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho e Professora Associada I da Universidade Federal da Paraíba.

Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba e Professor Adjunto III da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

BRASIL. Lei nº. 12. 711, de 29 de agosto de 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em 18 de Janeiro. de 2021.

BRASIL. Lei nº 10.639, que trata da implantação dos conteúdos sobre a história da África e as contribuições dos povos africanos. Brasília: Senado Federal. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 18 de dezembro de 2020.

BRASIL. Lei nº. 11.645, de 10 de março de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 15 de dezembro de 2020.

BRANDÃO, A. P. (org.). A cor da cultura: saberes e fazeres, modos de ver. v. 1, 2, 3. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. Disponível em: http://www.acordacultura.org.br/kit. Acesso em: 13 de janeiro de 2021.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Globo, 2008. Vol 1.

FERREIRA, Michele Guerreiro. SILVA, Jassen Felipe. Currículo e educação das relações étnico-raciais: elementos para construção de práxis curriculares antirracistas. in RODRIGUES, Ana Claudia da Silva, ALBINO, Angela Cristina Alves; SÜSSEKIND, Maria Luiza. Democracia, educação e políticas curriculares nas pesquisas com currículos. João Pessoa: Editora UFPB, 2020.

FREIRE. Paulo. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

FREIRE. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREIRE. A importância do ato de ler: três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez, 1999.

FIGUEIREDO, Maria do Amparo Caetano. Trabalho, desemprego e exclusão no Brasil, in RICHARDSON, Robert Jarry. Exclusão, Inclusão e diversidade. João Pessoa: UFPB, 2009.

GOMES, Laurentino. Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal à morte de Zumbi dos Palmares. vol. 1. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019.

MOURA, Clóvis. A sociologia do negro brasileiro. São Paulo, Perspectiva, 2019.

MORIN. Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.

MUNANGA, K. (org.) Superando o racismo na escola. MEC, SECAD, Brasília, 2005. Disponível em: < Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/racismo_escola.pdf. Acesso em: 15 de fevereiro de 2015.

OLIVEIRA, Iolanda. Educação e relações raciais: o papel das universidades. in OLIVEIRA, Iolanda. Negritude e Universidade: evidenciando questões relacionadas ao ingresso e aos projetos curriculares. Niterói: Alternativa, 2015.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SCHWARCZ, Lilia Moritz, GOMES, Flávio. Dicionário da Escravidão e liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

SKIDMORE, Thomas. E. Preto, no Branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. São Paulo: Companhia das letras, 2012.

RIBEIRO, Débora. A lei Nº. 10. 639/03: limites e perspectivas para a educação das relações étnico-raciais. in Anais de XII Congresso de Educação. PUCPR, 2015. Disponível em https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/16356_7463.pdf Acesso em 18 de fevereiro de 2021.

UFPB. Resolução 16, que trata sobre regulamentação dos cursos de graduação da UFPB. Consepe: UFPB, 2015.

Downloads

Publicado

24-03-2021

Como Citar

DAXENBERGER, A. C. S.; SOBRINHO, . R. G. de S. REDESCOBRINDO A IDENTIDADE BRASILEIRA: a introdução da disciplina Educação das relações Étnico raciais na formação de graduandos. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–9, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57764. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/57764. Acesso em: 18 nov. 2024.