PASSEAR COM CRIANÇAS

uma articulação entre a etnografia educacional e a análise de discurso foucaultiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v14iEspecial.60273

Palavras-chave:

Etnografia educacional, Análise de discurso foucaultiana, Pesquisa com crianças, Currículo da cidade

Resumo

As pesquisas pós-críticas se caracterizam, também, por criarem metodologias que articulam procedimentos diversos para analisarem diferentes currículos. Apresenta-se, aqui, a metodologia utilizada para compreender como se organizou um currículo da cidade vivido por crianças organizadas em uma experiência de educação integral, a partir da articulação da etnografia educacional e da análise de discurso foucaultiana. Além de apresentar as ferramentas utilizadas para a produção das informações, aponta-se posturas adequadas para esse fazer metodológico. Apresenta-se, por fim, algumas reflexões suscitadas pela articulação desses procedimentos.

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Biografia do Autor

Pollyanna Souza, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria Carolina da Silva Caldeira , Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Professora da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

SOUZA, P.; CALDEIRA , M. C. da S. . PASSEAR COM CRIANÇAS: uma articulação entre a etnografia educacional e a análise de discurso foucaultiana. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. Especial, p. 1–15, 2021. DOI: 10.15687/rec.v14iEspecial.60273. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/60273. Acesso em: 9 dez. 2024.