A QUÍMICA ORGÂNICA NO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA

entre a estabilidade dos enfoques curriculares e a mudança da tradição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.61575

Palavras-chave:

Livro didático, Currículo, Química, Enfoques curriculares, Química Orgânica

Resumo

A formação dos professores de química busca em seus caminhos recursos para uma boa prática docente. Dentre os diversos recursos didáticos, o livro didático é um importante instrumento na formação de professores, uma vez que ele é um referencial curricular. Ao falarmos do livro didático, faz-se importante analisar sua trajetória, para que possamos entender como se relacionam os conteúdos curriculares de química e seus contextos de aplicação. Analisar o caminho percorrido da organização dos livros didáticos é fundamental para observarmos qual é a base que foi estruturada para nossos livros de hoje. Assim, tendo uma base sobre currículo e como este de relaciona com os livros didáticos de química, focalizando as relações estabelecidas entre os conhecimentos químicos ensinados na disciplina escolar de química no terceir0 ano do ensino médio. Analisar os livros didáticos de química, selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio de 2018, para o terceiro ano do ensino médio, buscando delimitar os enfoques curriculares de química orgânica tratados. Este tema é relevante para a formação dos futuros professores, bem como para a formação continuada dos professores, que buscam identificar os enfoques curriculares de química orgânica presente nos livros didáticos de química do ensino médio.  

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Biografia do Autor

Ana Maria Perdomo Varago, Universidade Federal do Paraná, Brasil.

Graduanda em Licenciatura em Ciências Exatas pela Universidade Federal do Pará.

Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Paraná, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande e Professor da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

VARAGO, A. M. P.; SOUSA, R. S. de. A QUÍMICA ORGÂNICA NO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA: entre a estabilidade dos enfoques curriculares e a mudança da tradição. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–13, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.61575. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/61575. Acesso em: 18 nov. 2024.