A HISTÓRIA DA DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA NO ENSINO SECUNDÁRIO EM PERNAMBUCO - BRASIL (1800 - 1965)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.61746

Palavras-chave:

Disciplina escolar, História Natural, Seminário de Olinda

Resumo

O objetivo deste estudo foi elaborar a trajetória da disciplina escolar História Natural/ Biologia no ensino secundário em Pernambuco (Brasil), de 1800 a 1965. A metodologia foi pautada na pesquisa documental e historiográfica. A disciplina História Natural foi instalada pelos professores padres do Seminário de Olinda, no início do século XIX, e apresentava uma visão descritiva e utilitarista. A partir da década de 1850, o acervo do Museu do Ginásio Pernambucano, organizado por professores naturalistas, conferiu a permanência da História Natural como disciplina escolar. Após a Proclamação da República, essa disciplina ficou sob a responsabilidade de professores médicos e consolidada a partir das ideias positivistas de progresso por meio das Ciências Naturais. Na década de 1960, os docentes bacharéis formados nas Faculdades de Filosofia abandonaram a História Natural para ensinar a Biologia escolar modernizada.

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Biografia do Autor

Gilmar Beserra de Farias, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Professor da Universidade Federal de Pernambuco. 

Francimar Teixeira, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Doutora em Educação pela Graduate School Of Educacão - University Of Bristol- Inglaterra e professora da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

FARIAS, G. B. de .; TEIXEIRA, F. A HISTÓRIA DA DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA NO ENSINO SECUNDÁRIO EM PERNAMBUCO - BRASIL (1800 - 1965). Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–16, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.61746. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/61746. Acesso em: 18 nov. 2024.