ROBÓTICA EDUCACIONAL E CURRÍCULO

estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.62402

Palavras-chave:

Robótica Educacional, Currículo, Alfabetização Científica, Aprendizagens Ativas

Resumo

O artigo apresenta os resultados quantitativos e qualitativos do estado da arte da robótica educacional, com base nas informações obtidas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – Capes, Periódicos Capes e SciELO (entre 2012 e 2021). Foi utilizada a análise textual discursiva (ATD), a qual emergiram duas categorias provenientes da finalização do processo e das interpretações e impressões das leituras: i) Robótica Educacional: possibilidades para o desenvolvimento da alfabetização científica e ii) Robótica Educacional: colaborando para a efetivação de aprendizagens ativas. Os resultados apontam que a robótica educacional, quando inserida no currículo escolar, possibilita aos estudantes se apropriem dos mais diversos conhecimentos de forma integrada, fomentando a criatividade, autonomia, descoberta e investigação, contribuindo assim para uma possível efetivação da alfabetização científica. A robótica educacional contribui para a efetivação de práticas inovadoras, viabilizando o desenvolvimento dos estudantes de forma ativa, autônoma e responsável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Glauce Barros Santos Araújo, Faculdade de Ensino Superior de Floriano, Brasil

Mestra e Doutoranda em Ensino Educação pela Universidade do Vale do Taquari e Coordenadora do Curso de Pedagogia EAD pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano. 

Eniz Conceição Oliveira, Universidade do Vale do Taquari, Brasil.

Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora da Universidade do Vale do Taquari.

Jane Herber, Universidade do Vale do Taquari, Brasil.

Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora da Universidade do Vale do Taquari.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011. Capítulo 3.Disponível em: http://catalogo.educacaonaculturadigital.mec.gov.br/hypermedia_files/live/nucleo_de_base2/medias/files/Capitulo_3_livro_curriculo_TIC.pdf. Acesso em: 20 dez. 2021.

ANDRADE, Fabiana de Oliveira. Robótica Educacional: um estudo da aprendizagem no Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa Santos (2013-2016). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Tiradentes. Aracajú. 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7502571. Acesso em: 23 dez.2021.

ANDRADE, Juliana Wallor de. Robótica Educacional: Uma proposta para a educação básica. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Chapecó. 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6383853. Acesso em: 23 dez.2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília: MEC, 2017.

CAMPOS, Flávio Rodrigues. Currículo, Tecnologias e Robótica na Educação Básica. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP. São Paulo. 2011. Disponível em: http://tede.pucsp.br. Acesso em: 17 dez. 2021.

CAMPOS, Flávio Rodrigues. Robótica Educacional. Robótica Educacional no Brasil: questões em aberto, desafios e perspectivas futuras. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v.12, n.4, p. 2108-2121, 2017.

FARIAS Paulo Sergio. Humanização do currículo do ensino médio técnico: aprimorando a aprendizagem social e emocional por meio da Robótica e reciclagem de materiais. Dissertação (Mestrado profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação). Centro Universitário Carioca. Rio de Janeiro. 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10000510. Acesso em 27 de dez.2021

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Org.). O que é interdisciplinaridade? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

FERNANDES, Richard. O ensino de robótica educacional por meio de metodologias ativas: um estudo fenomenológico sobre os desafios e possibilidades na prática pedagógica do professor. Dissertação (Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições). Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. Mossoró. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5391. Acesso em: 17 dez.2021.

MARQUES, Amanda Cristina Teagno; MARANDINO, Martha. Alfabetização Científica, crianças e espaços de educação não formal: diálogos possíveis. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44. p. 1-19, 2018.

MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias ativas de aprendizagens e os desafios educacionais da atualidade. Palestra apresentada no XI Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação das IES Particulares, realizada na Universidade Positivo / Curitiba-PR, 2014. Disponível em: www.tecnologiadeprojetos.com.br. Acesso em: 26 dez. 2021.

MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. [Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofélia Elisa Torres Morales (Orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 29 dez. 2021.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

NORONHA, Daisy Pires; FERREIRA, Sueli Mara S. P. Revisões de literatura. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CONDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Orgs.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.

PADUA, Yuri Souza. Proposta de atividades para auxiliar o ensino de Matemática utilizando conceitos de Pensamento Computacional e robô programável. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação). Universidade Federal de São Carlos. Sorocaba. 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9912112. Acesso em: 27 dez. 2021.

PETINI, Lidiani Ottoni da Silva. A teoria das situações didáticas no desenvolvimento de atividades com robótica educacional. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.21, n.5, p. 780-790, 2019.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/institucional/editora-feevale/metodologia-do-trabalho-cientifico---2-edicao. Acesso em: 19 dez. 2021.

RAMOS, Rogeria Campos. Análise de projetos de robótica para criança em idade pré-escolar desenvolvidos em escolas da Região Sul da cidade de São Paulo e em escolas do Norte de Portugal. Tese (Doutorado em Educação). Pontífica Universidade Católica de São Paulo-PUC. São Paulo. 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8159906. Acesso em: 22 dez. 2021.

SANTOS, João Paulo da Silva. TENÓRIO, Alexandro Cardoso. SUNDHEIMER, Michael Lee. Visões de ciência e tecnologia entre licenciados em física quando utilizam a robótica educacional: um estudo de caso. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 1, p. 32-55, 2018.

SASSERON, Lúcia Helena; DE CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2016. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/246 . Acesso em: 17 fev. 2022.

SILVA, Alzira Ferreira da. RoboEduc: Uma metodologia de aprendizado com Robótica Educacional. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica). Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, 2009. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2168. Acesso em: 17 dez. 2021.

SILVA, Mariana Cardoso da. Robótica Educacional livre: Um relato de prática no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Católica Universidade de São Paulo-PUC. São Paulo. 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5433193. Acesso em: 20 dez. 2021.

STROEYMEYTE, Tatiana Souza da Luz. Currículo, tecnologias e Alfabetização Científica: uma análise da contribuição da robótica na formação de professores. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC. São Paulo. 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2781150. Acesso em: 20 dez. 2021.

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

ARAÚJO, G. B. S.; OLIVEIRA, E. C.; HERBER, J. ROBÓTICA EDUCACIONAL E CURRÍCULO: estado da arte. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–12, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.62402. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/62402. Acesso em: 18 nov. 2024.