EDUCAÇÃO SEXUAL INTEGRAL EM TEMPOS DA PANDEMIA

itinerários de experiências pedagógicas na Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64552

Palavras-chave:

Educação Sexual Integral (ESI) , Vivências Pedagógicas, Pandemia

Resumo

Neste artigo refletimos sobre três experiências pedagógicas ocorridas durante o período 2020-2021 durante a pandemia de Covid-19. Essas propostas surgiram de uma aliança entre a universidade e os estados provinciais, com o objetivo de ampliar a implementação da educação sexual integral como política educacional e visando estratégias de formação de atores centrais da comunidade educativa. Estes cursos surgem no quadro da virtualização imposta às instituições educativas pelo ensino presencial, num contexto atravessado pelo aprofundamento e particularização das desigualdades de género que a pandemia evidenciou e faziam parte de uma trama social disputada por anti- grupos sociais Direitos. Interessa-nos descrever e analisar o itinerário de cada um desses cursos, apontando as lições aprendidas em torno das dimensões. Por um lado, dar conta de como a educação sexual integral é uma ferramenta que permite “texto e contexto” e, por outro, analisar o lugar da virtualidade, destacando suas potencialidades e limitações. Para isso, recuperaremos notas de processo, registros de experiências, fóruns realizados no campus, entre outros.

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Biografia do Autor

Jesica Baez, Universidad de Buenos Aires, Argentina.

Doctora en Ciencias de la Educación por la Universidad de Buenos Aires y Profesora de la misma institución.

Paula Fainsod, Universidade de Buenos Aires, Argentina.

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Buenos Aires e Diretor da Cs. de Educação da mesma instituição.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

BAEZ, J.; FAINSOD, P. . EDUCAÇÃO SEXUAL INTEGRAL EM TEMPOS DA PANDEMIA: itinerários de experiências pedagógicas na Argentina. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–11, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.64552. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/64552. Acesso em: 18 nov. 2024.