A EXPERIÊNCIA DO II FÓRUM DO OBSERVATÓRIO DA LAICIDADE NA EDUCAÇÃO/OLÉ
extensão universitária e inovação metodológica
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64599Palavras-chave:
Laicidade, Educação democrática, Extensão universitáriaResumo
A crescente presença do discurso conservador na atualidade e a sua relação com o campo religioso estruturam a base de argumentação do programa de extensão Observatório da Laicidade na Educação – OLÉ, vinculado à Universidade Federal Fluminense. Desta forma, um dos principais objetivos do OLÉ é refletir sobre a forte presença da religião na sociedade brasileira contemporânea e como esta atinge o princípio da laicidade do Estado e afeta diretamente a educação pública. Com este propósito, desde 2019, é organizado pelo Observatório o seu Fórum anual. Um espaço de elaboração e troca de experiências sobre as possibilidades de construção de uma educação democrática e laica. Diante da emergência da Pandemia da Covid-19, este espaço precisou ser reconfigurado e adaptado para especificidades que a conjuntura demandava. E é sobre o redimensionamento deste espaço, sobre as mudanças implementadas e sobre o aprendizado com a elaboração e organização desta nova experiência de ensino-aprendizagem que trata este artigo. O objetivo, portanto, é de compartilhar a vivência do II Fórum OLÉ e as inovações desenvolvidas ao longo de sua estruturação. Para isso, foram analisados relatórios, atas de reuniões e demais materiais vinculados à organização do Fórum. Tal metodologia permitiu lançar um olhar mais atento e diferenciado para os registros do Fórum e apontou para a relevância de espaços na Universidade que dialoguem com a experiência da escola básica e para a crescente demanda por mais debates e reflexões acerca de uma educação laica.
Downloads
Métricas
Referências
BERNI. Luiz Eduardo. TRADUÇÃO DECLARAÇÃO UNIVERSAL DA LAICIDADE NO SÉCULO XXI. ATELIÊ DE PESQUISA TRANSDISCIPLINAR – URCI-NSP. Disponível em: http://www.lemonde.fr/idees/article_interactif/2005/12/09/declaration-universelle-sur-la-laiciteau-xxie-siecle_718769_3232.html. Acesso em: 11 out. 2022.
BRASIL. Decreto nº 10.292. Brasília, DF. 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10292.htm. Acesso em: 11 out. 2022.
BRASIL. CONSTITUIÇÃO POLÍTICA DO IMPERIO DO BRASIL. 1824. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm, Acesso em: 11 out. 2022.
BONAZZI, Tiziano. Verbete conservadorismo. In: BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília: Editora UnB; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2000.
CUNHA. Luiz Antônio. "A luta pela ética no ensino fundamental: religiosa ou laica?”, Cadernos de Pesquisa (São Paulo), n. 137, maio/agosto 2009.
CUNHA. Luiz Antônio. "Religião, moral e civismo na educação brasileira (1931-1997)”, História Caribe (Barranquilla) v. V, n. 15, dezembro 1999.
FISCHMANN, Roseli. Estado laico. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2008.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2006.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
MANNHEIM, Karl. Liberdade, poder e planificação democrática. São Paulo: Mestre Jou, 1959.
THOMPSON, Edward Palmer. As peculiaridades dos ingleses e outros ensaios. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012.
VITAL DA CUNHA, Christina; LOPES, Paulo Victor Leite; LUI, Janayna. Religião e Política: Medos sociais, extremismo religioso e as eleições de 2014. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos da Religião: Fundação Heinrich Böll, 2017, 196 P.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.