A EXPERIÊNCIA DO II FÓRUM DO OBSERVATÓRIO DA LAICIDADE NA EDUCAÇÃO/OLÉ

extensão universitária e inovação metodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64599

Palavras-chave:

Laicidade, Educação democrática, Extensão universitária

Resumo

A crescente presença do discurso conservador na atualidade e a sua relação com o campo religioso estruturam a base de argumentação do programa de extensão Observatório da Laicidade na Educação – OLÉ, vinculado à Universidade Federal Fluminense.  Desta forma, um dos principais objetivos do OLÉ é refletir sobre a forte presença da religião na sociedade brasileira contemporânea e como esta atinge o princípio da laicidade do Estado e afeta diretamente a educação pública. Com este propósito, desde 2019, é organizado pelo Observatório o seu Fórum anual. Um espaço de elaboração e troca de experiências sobre as possibilidades de construção de uma educação democrática e laica. Diante da emergência da Pandemia da Covid-19, este espaço precisou ser reconfigurado e adaptado para especificidades que a conjuntura demandava. E é sobre o redimensionamento deste espaço, sobre as mudanças implementadas e sobre o aprendizado com a elaboração e organização desta nova experiência de ensino-aprendizagem que trata este artigo. O objetivo, portanto, é de compartilhar a vivência do II Fórum OLÉ e as inovações desenvolvidas ao longo de sua estruturação. Para isso, foram analisados relatórios, atas de reuniões e demais materiais vinculados à organização do Fórum. Tal metodologia permitiu lançar um olhar mais atento e diferenciado para os registros do Fórum e apontou para a relevância de espaços na Universidade que dialoguem com a experiência da escola básica e para a crescente demanda por mais debates e reflexões acerca de uma educação laica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Antonio Sepulveda, Universidade Federal Fluminense, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor da Universidade Federal Fluminense. 

Amanda André de Mendonça, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Política Social pela Universidade Federal Fluminense, Professora substituta na Universidade Federal do Rio de Janeiro e permanente nas licenciaturas da Universidade Estácio de Sá.

Referências

BERNI. Luiz Eduardo. TRADUÇÃO DECLARAÇÃO UNIVERSAL DA LAICIDADE NO SÉCULO XXI. ATELIÊ DE PESQUISA TRANSDISCIPLINAR – URCI-NSP. Disponível em: http://www.lemonde.fr/idees/article_interactif/2005/12/09/declaration-universelle-sur-la-laiciteau-xxie-siecle_718769_3232.html. Acesso em: 11 out. 2022.

BRASIL. Decreto nº 10.292. Brasília, DF. 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10292.htm. Acesso em: 11 out. 2022.

BRASIL. CONSTITUIÇÃO POLÍTICA DO IMPERIO DO BRASIL. 1824. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm, Acesso em: 11 out. 2022.

BONAZZI, Tiziano. Verbete conservadorismo. In: BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília: Editora UnB; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2000.

CUNHA. Luiz Antônio. "A luta pela ética no ensino fundamental: religiosa ou laica?”, Cadernos de Pesquisa (São Paulo), n. 137, maio/agosto 2009.

CUNHA. Luiz Antônio. "Religião, moral e civismo na educação brasileira (1931-1997)”, História Caribe (Barranquilla) v. V, n. 15, dezembro 1999.

FISCHMANN, Roseli. Estado laico. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2008.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2006.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

MANNHEIM, Karl. Liberdade, poder e planificação democrática. São Paulo: Mestre Jou, 1959.

THOMPSON, Edward Palmer. As peculiaridades dos ingleses e outros ensaios. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012.

VITAL DA CUNHA, Christina; LOPES, Paulo Victor Leite; LUI, Janayna. Religião e Política: Medos sociais, extremismo religioso e as eleições de 2014. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos da Religião: Fundação Heinrich Böll, 2017, 196 P.

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

SEPULVEDA, J. A. .; MENDONÇA, A. A. de. A EXPERIÊNCIA DO II FÓRUM DO OBSERVATÓRIO DA LAICIDADE NA EDUCAÇÃO/OLÉ: extensão universitária e inovação metodológica. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–12, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.64599. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/64599. Acesso em: 18 nov. 2024.