AS TEORIAS DE CURRÍCULO NOS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS BRASILEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.66076

Palavras-chave:

BNCC, Currículo Bahia, Políticas educacionais

Resumo

As teorias de currículo fundamentam as finalidades e projeções sobre a escola e todos os objetos e sujeitos que a compõem. Este artigo objetiva analisar como as teorias de currículo se difundem em documentos educacionais brasileiros, mais especificamente na Base Nacional Comum Curricular e no Documento Curricular Referencial da Bahia. Para isso, utilizou-se a abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e colaboradores como método de análise das políticas supracitadas. Assim, foi possível perceber as influências das três teorias curriculares (tradicional, crítica e pós-crítica) nos textos dos documentos educacionais que orientam a produção dos currículos escolares.  Os resultados mostram uma tendência da Base Nacional a se fundamentar na teoria tradicional e, algumas vezes, na teoria crítica, enquanto o Currículo Bahia tem uma perspectiva curricular mais voltada para as teorias crítica e pós-crítica. É importante ponderar que o Currículo Bahia é um texto secundário da Base Nacional, ainda assim, apresenta elementos que divergem da política nacional.

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Biografia do Autor

Jéssica Gomes das Mercês, Universidade Federal Fluminense, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Doutoranda em Educação  Educação pela Universidade Federal Fluminense.

Edinaldo Medeiros Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

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Publicado

03-04-2024

Como Citar

MERCÊS, J. G. das; CARMO, E. M. AS TEORIAS DE CURRÍCULO NOS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS BRASILEIROS. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e66076, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i1.66076. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/66076. Acesso em: 26 jun. 2024.