AS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PROCAMPO

análise de desenhos curriculares para formação do educador do campo

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Ciências da Natureza e Agroecologia, Currículo

Resumo

O objetivo do presente artigo foi o de analisar diferentes licenciaturas em educação do campo (LEDOCs) no que toca às formas de seus desenhos curriculares. O que motivou a presente análise foi o movimento da política educacional do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO) que inseriu dentro das Universidades e Institutos Federais de todo o Brasil inovações curriculares como a Alternância Pedagógica e a formação por área de conhecimento. Desta forma, foram analisados os Projetos Pedagógicos de Cursos de dezesseis instituições em relação ao: a) debate em torno da área de conhecimento; b) o debate da agroecologia e (c) a opção de cada curso e o arranjo curricular para trabalhar com a interdisciplinaridade e propiciar uma formação multidisciplinar por área de conhecimento. A análise pautou-se pelos textos curriculares e as matrizes desenvolvidas. Da análise dos dados o que se percebeu é que uma minoria de cursos traz debates mais aprofundados sobre Ciências da Natureza e Agroecologia em seus projetos. Também percebeu-se uma diversidade de formatos curriculares que se organizaram em três currículos distintos. De maneira geral o que se pode compreender é que o PROCAMPO impulsionou inovações curriculares nas Universidades brasileiras e contribuiu para o estabelecimento de uma diversidade curricular nas licenciaturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ehrick Eduardo Martins Melzer, Universidade Federal do Paraná, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná e Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Referências

ALTIERI, Miguel. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Guaíba: AS-PTA/Agropecuária. 2002. 592p.

CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. In: ARROYO, Miguel Gonzales; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Monica Castagna (Org.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 87-132.

CALDART, Roseli Salete. Educação do campo. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Dicionário da educação do campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

CALDART, Roseli Salete. Trabalho, agroecologia e educação politécnica nas escolas do campo. In: PIRES, João Henrique; NOVAES, Henrique Tahan; MAZIN, Angelo Diogo; LOPES, Joice Aparecida (orgs). Questão agrária, cooperação e agroecologia, vol. III. São Paulo: Outras Expressões, no prelo. Disponível em: https://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/ruralidade/trabalho-agroecologia-e-educacao-politecnica-nas.pdf. Acesso em: 06 de Jul. 2023.

CHASSOT, Attico Inácio. Das disciplinas à indisciplina. Curitiba: Ed. Appris. 2016.

FÁVERO, Osmar. Cultura popular educação popular: memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Graal. 1983.

FERNANDES, Bernardo Mançano; MOLINA, Monica Castagna. O Campo da Educação do Campo. In: MOLINA, Monica Castagna; JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo de (Orgs.). Por uma educação do campo: contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2005.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1983.

GOODSON, Ivor Frederick. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes Editora. 1995.

MELZER, Ehrick Eduardo Martins. O movimento da política educacional PROCAMPO: uma análise das licenciaturas em educação do campo na região sul do Brasil. 2020. 341f. Tese (Doutorado em Educação) - Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

MELZER, Ehrick Eduardo Martins. Educação do e no campo e agroecologia: novos caminhos para a educação científica. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), Itapetinga, v. 3, n. 1, p. 137-155, 2022.

MELZER, Ehrick Eduardo Martins; DAHMER, Gilson Walmor; FERREIRA, Júlio César David. Agroecologia e ciências na docência compartilhada: memórias na LECAMPO da UFPR Litoral. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24030, 2024.

MOLINA, Monica Castagna. Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista , Curitiba, n. 55, p. 145-166, 2015.

MOLINA, Monica Castagna. Contribuições das licenciaturas em educação do campo para as políticas de formação de educadores. Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, nº. 140, p. 587-609, 2017.

MUNARIM, Antônio. Educação do campo no cenário das políticas públicas na primeira década do século 21. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 51-63, 2011.

SAUL, Tamine Santos; MUENCHEN, Cristiane. Licenciaturas Em Educação Do Campo Nas Ciências Da Natureza: Um Olhar Para Suas Especificidades. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.36, e223382, p. 1-26, 2020.

SOUSA, Romier da Paixão. Agroecologia e educação do campo: desafios da institucionalização no brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, nº. 140, p.631-648, 2017.

Downloads

Publicado

10-08-2024

Como Citar

MELZER, E. E. M. AS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PROCAMPO: análise de desenhos curriculares para formação do educador do campo. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e67285 , 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/67285. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua