PROFISSÃO DOCENTE E CURRÍCULO NARRATIVO
reflexões sobre a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.67687Palavras-chave:
Profissão Docente, Formação Docente, Currículo NarrativoResumo
Este ensaio analisa a construção de itinerários formativos para a formação docente, embasado nas visões de Francisco Imbernón (2011) e no conceito de currículo narrativo de Ivor Goodson (2007, 2022). Examina trajetórias e saberes cruciais para a formação de educadores, com ênfase na reflexão sobre a prática pedagógica. Com base nesses autores, enfatiza-se a relevância das narrativas pessoais dos professores para revelar o conhecimento tácito inerente à profissão docente. Essas histórias de vida constituem uma epistemologia singular da docência, fornecendo a base fundamental para a formação de futuros professores. Dessa forma, a interseção entre as ideias de Imbernón e Goodson lança luz sobre a importância de reconhecer e aproveitar as experiências individuais dos educadores como alicerces para a formação pedagógica.
Downloads
Métricas
Referências
GOODSON, Ivor. A Construção Social do Currículo. Lisboa: EDUCA Currículo 3, 1997.
GOODSON, Ivor. As políticas de currículo e de escolarização. Petrópolis: Vozes, 2008.
GOODSON, Ivor. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35, p.241-252, maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n35/a05v1235.pdf. Acesso em 15/01/2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000200005
GOODSON, Ivor. A vida e o trabalho docente. São Paulo: Vozes, 2022.
GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. 15º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
GRESVI, Svetlana.; ESQUIVEL, Amadeo Cuba – Objetivos vs Competencias: análisis histórico y epistemológico de los constructos curriculares: objetivo educacional y competencia. Cuzco, Peru: 1ra Edición, 2014.
GUSDORF, Georges. Professores para quê. Para uma pedagogia da pedagogia. Lisboa: Moraes Editores, 1970.
IMBERNÓN, Francisco Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PASUCH, Jaqueline; FRANCO, Cléria Paula. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação. V. 12 N. 35 maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n35/a05v1235.pdf. Acesso em: 12 ago. 2018.
PASUCH, Jaqueline; FRANCO, Cléria Paula. O currículo narrativo na educação infantil das crianças do campo: reflexões sobre um diálogo pedagógico - Cad. Cedes, Campinas, v. 37, n. 103, p. 377-392, set.-dez., 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622017176082
PERRENOUD, Phillipe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Penso, 2001.
RANGUETTI, Diva Spezia. Currículo escolar: das concepções histórico-epistemológicas a sua materialização na prática dos contextos escolares. 1ª ed. Curitiba: CRV, 2011.
RODRIGUES, Alessandra; ALMEIDA, Maria Elizabeth. A construção de currículos mediados pelas tecnologias: um olhar para a formação de professores e as narrativas digitais de aprendizagem. Educar em Revista, Vol. 37, Curitiba: UFPR, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1550/155066887022/html/. Acesso em 10 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.72496
SILVA, Tadeu Tomaz. Documentos de Identidade; uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica, 1999.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Trad. João Batista Kreuch. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.