SO[M]BRAS, PÉROLAS E PORCOS

Transgressão e experimentação na docência em artes visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68491

Palavras-chave:

Docência em Artes, Cartografia, Esquizoanálise

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa de mestrado intitulada O fotográfico e a professoralidade: uma cartografia de aproximações e distanciamentos. Nele rastrea-se processos de criação na perspectiva de uma esquizoanálise de memórias, tensionando, entretanto, sem negar frontalmente a ideia de santidade impressa na laicidade da escola, num modo de estetização do espaço escolar e, alhures, produzir linhas de fuga singularizantes a partir do fotográfico, cartografando algumas passagens dessa trilha, embate entre santidade, pérolas e porcos em meio ao lamaçal sombrio e fecundo do processo de vir a ser professor, para alcançar um certo modo de ser metaestável. Adota como método a cartografia e toma a esquizoanálise como inspiração processual da análise. Aponta como resultados centrais emergentes: percurso cartográfico desse jogo de sombras permite experimentar ser encharcado pelos acasos, pelas pequenas formas dos acontecimento microfísicos, na educação básica como docente de arte,  pela luz que chega, pelo peso do ferro que morre, pela leveza do ar, tudo isso retorna como uma energia potencial pelo fotográfico, que rearranja esses vetores de força e produz uma existência outra, uma existência artística, encarnada por inteiro no presente.

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Biografia do Autor

André Luiz de Araújo Lima, Universidade do Estado da Bahia, Brasil.

Mestre em Educação e Diversidade pela Uiversidade do Estado da Bahia e Professor da Instituição Educacional Claretiano.

Ana Lúcia Gomes da Silva, Universidade do Estado da Bahia, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia e Professora da Universidade do Estado da Bahia.  

Antenor Rita Gomes, Universidade do Estado da Bahia, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia e Professor da Universidade do Estado da Bahia.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

LIMA, A. L. de A.; SILVA, A. L. G. da; GOMES, A. R. . SO[M]BRAS, PÉROLAS E PORCOS: Transgressão e experimentação na docência em artes visuais. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 1–12, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i3.68491. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/68491. Acesso em: 14 nov. 2024.