POLÍTICAS DE PADRONIZAÇÃO CURRICULAR E O ENSINO HÍBRIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.71651

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, Política Educacional, Currículo

Resumo

Este estudo aborda a proposta do Ensino Híbrido como uma política de padronização curricular neoliberal. Analisa-se como os currículos vêm sendo instituídos a partir da política curricular do Ensino Híbrido, desde o contexto pandêmico e pós-pandêmico. Para tanto, esta pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo exploratória, envolve um estudo teórico e um levantamento documental sobre o Ensino Híbrido, em documentos elaborados pelo CNE. Parte-se do entendimento de que políticas padronizadas e centralizadoras, construídas a partir de parcerias com atores sociais não-estatais estão alinhadas às políticas avaliativas que inibem a constituição da escola democrática pelas suas formas de controle e regulação das práticas docentes, desde conhecimentos, metodologias até às avaliações em uma reorganização pedagógica neotecnicista. Nota-se a influência da agenda educacional global de padronização curricular no avanço do Ensino Híbrido em uma perspectiva de flexibilização curricular neoliberal, trazendo repercussões dessa lógica nos currículos brasileiros.

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Biografia do Autor

Simone Gonçalves da Silva, Universidade Federal de Pelotas , Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Professora pela mesma instituição

Franciele Roos da Silva Ilha, Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Professora pela mesma instituição

Aline Gonçalves de Moura, Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e doutoranda em Educação pela mesma instituição

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Publicado

12-12-2024

Como Citar

SILVA, S. G. da; ILHA, F. R. da S.; MOURA, A. . G. de. POLÍTICAS DE PADRONIZAÇÃO CURRICULAR E O ENSINO HÍBRIDO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 3, p. e71651, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i3.71651. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/71651. Acesso em: 18 dez. 2024.