CURRÍCULOS FREIREANOS NA BUSCA DE MUNDOS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE AVANÇOS DA EXTREMA DIREITA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.71791

Palavras-chave:

Currículo, Paulo Freire, Avanços: extrema direita, Brasil

Resumo

O artigo investigou pistas e elementos de um currículo freireano na busca de outros mundos possíveis diante do avanço das ideias e ações da extrema direita no Brasil. O recorte temporal para a reflexão é de 2017 a 2024. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica das obras principais de Paulo Freire e também a consulta no “Google Acadêmico” de textos que trouxessem as contribuições do intelectual para o campo do currículo. Com o intuito de complementar e consubstanciar os dados investigativos foi realizado um estado da arte inventariando pesquisas nos seguintes bancos de dados: BDTD, SciELO e nos anais do GT 12 de Currículo da Anped. Os resultados apontaram que um currículo (freireano) que colabore no enfrentamento das ideias extremistas da direita tem as seguintes bases: i. não se reduz a conteúdos; ii. é baseado na ação dialógica; iii. não se sustenta na prescrição, mas na vivência e na realidade local; iv. deve ser pensado a partir da vida humana e do subalterno; v. não abre mão da “curiosidade epistemológica”. vi. tem como eixos a integração e a interdisciplinaridade;  vii. busca outros conteúdo e culturas, outras formas de bem estar e viii. repudia a violência e o preconceito/discriminação.

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Biografia do Autor

Francisco Thiago Silva, Universidade de Brasília, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Professor da Universidade de Brasília.

 

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Publicado

18-03-2025

Como Citar

SILVA, F. T. CURRÍCULOS FREIREANOS NA BUSCA DE MUNDOS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE AVANÇOS DA EXTREMA DIREITA NO BRASIL. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e71791, 2025. DOI: 10.15687/rec.v18i1.71791. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/71791. Acesso em: 30 mar. 2025.