PASOLINI, PEDAGOGIA PÚBLICA, PRESENÇA SUBJETIVA
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.72923Palavras-chave:
Pasolini, Pedagogia Pública, Presença SubjetivaResumo
Neste artigo, invoco o intelectual italiano pós-Segunda Guerra Mundial Pier Paolo Pasolini, justapondo a pedagogia pública de Pasolini – sua presença subjetiva sempre sincronizada com o momento histórico – com um artigo de 2013 composto pelos acadêmicos norte-americanos contemporâneos Jake Burdick e Jennifer Sandlin, que discutem o que chamo de engenharia discursiva, descartando conceitos canônicos de educação (sem argumentos ou evidências), fantasiando que, ao mudar o que dizemos, podemos mudar o mundo. Infelizmente, Pasolini sabia melhor. Sem a segurança de um professor titular, Pasolini arriscou sua vida para ensinar ao público italiano, chamando a atenção para o caminho catastrófico que a humanidade tomou, especificamente substituindo a virtualidade pela realidade, uma tecnologização que imaginamos nos deixar imunes às consequências do capitalismo desenfreado. Com foco no romance inacabado de Pasolini, Petrolio (petróleo ou óleo cru), e em um filme de 2014 que se concentra nos últimos dias antes do assassinato de Pasolini, concluo essa justaposição curricular na esperança de esculpir o que Tetsuo Aoki chamou de espaço generativo de diferença, no qual podemos reexperimentar – até mesmo reativar – um momento antropológico anterior, quando ainda éramos – mais ou menos – “humanos”.
Downloads
Métricas
No metrics found.
Referências
AOKI, Ted T. In the midst of doubled imaginaries: The pacific community as diversity and as difference. In: PINAR, William F.; IRWIN, Rita L. (ed.). Curriculum in a new key. New York: Routledge, 2005 [1995]. p. 303-319.
BONDAVALLI, Simona. Fictions of youth: Pier Paolo Pasolini, adolescence, fascisms. Toronto : University of Toronto Press, 2015.
BRAUCCI, Maurizio. Pasolini embodied: Interview with Willem Dafoe. In: PERETTI, Luca; RAIZEN, Karen T. (ed.). Pier Paolo Pasolini, framed and unframed: A thinker for the twenty-first century. Bloomsbury Academic, 2019. p. 223-226.
BURDICK, Jake; SANDLIN, Jennifer A. Learning, becoming, and the unknowable: Conceptualizations, mechanisms, and process in public pedagogy literature. Curriculum Inquiry, [s. l.], v. 43, n. 1, p. 142-177, 2013.
EGAN, Kieran. Imagination in teaching and learning. Chicago: University of Chicago Press, 1992.
GAROFALO, Damiano. Television, neo-capitalism, and modernity: Pasolini on TV. In: PERETTI, Luca; RAIZEN, Karen T. (ed.). Pier Paolo Pasolini, framed and unframed: A thinker for the twenty-first century. Bloomsbury Academic, 2019. p. 159-175.
GORDON, Robert S. C. Pasolini Undead. In: PERETTI, Luca; RAIZEN, Karen T. (ed.). Pier Paolo Pasolini, framed and unframed: A thinker for the twenty-first century. London: Bloomsbury, 2018. p. 227-320.
GREENE, Naomi. Pier Paolo Pasolini: Cinema as heresy. Princeton: Princeton University Press, 1990.
HUANG, Kalley A. I. Is doing homework. Can it be outsmarted? The New York Times, New York, 17 jan. 2023. CLXXII, No. 59,671, p. A1, A16.
KINDLEY, Evan. Departments on the Defensive. The New York Review of Books, New York, 9 mar. 2023. LXX, n. 4, p. 19-21.
LUISETTI, Federico. Pier Paolo Pasolini’s political animism. In: PERETTI, Luca; RAIZEN, Karen T. (ed.). Pier Paolo Pasolini, framed and unframed: A thinker for the twenty-first century. Bloomsbury Academic, 2019. p. 211-220.
MERVOSH, Sarah. Pandemic set schools back two decades. The New York Times, New York, 1 set. 2022. CLXXI, No. 59,533, p. A1, A15.
NORTH, Michael. What is the present? Princeton: Princeton University Press, 2018.
PATTI, Emanuela. Pasolini After Dante: The “Divine Mimesis” and the Politics of Representation. [S. l.]: Routledge, 2016.
PERETTI, Luca; RAIZEN, Karen T. Introduction. In: PERETTI, Luca; RAIZEN, Karen T. (ed.). Pier Paolo Pasolini, framed and unframed: A thinker for the twenty-first century. [S. l.]: Bloomsbury Academic, 2019. p. 3-9.
PINAR, William F. The Worldliness of a cosmopolitan education. [S. l.]: Routledge, 2009.
PINAR, William F. Educational experience as lived: Knowledge, history, alterity. [S. l.]: Routledge, 2015.
PINAR, William F. Moving images of eternity: George Grant’s critique of time, teaching, and technology. Ottawa: University of Ottawa Press, 2019a.
PINAR, William F. What is curriculum theory? [S. l.]: Routledge, 2019b.
PINAR, William F. A praxis of presence in curriculum theory. [S. l.]: Routledge, 2023.
PINAR, William F.; REYNOLDS, William M.; SLATTERY, Patrick; TAUBMAN, Peter M. Understanding curriculum. [S. l.]: Peter Lang, 1995.
PINKUS, Karen. Pasolini for the anthropocene. In: PERETTI, Luca; RAIZEN, Karen T. (ed.). Pier Paolo Pasolini, framed and unframed: A thinker for the twenty-first century. Bloomsbury Academic, 2019. p. 195-210.
ROHDIE, Sam. The Passion of Pier Paolo Pasolini. Indiana: University Press, 1995.
ROOSE, Kevin. A.I., Once the Future, has become the present. What do we do now? Some educators fear ChatGPT will be used for cheating, but others see it as a teaching tool. The New York Times, New York, 13 jan. 2023. CLXXII, No. 59,667, p. B1, B5.
RYAN-SCHEUTZ, Colleen. Sex, the self, and the sacred: Women in the cinema of Pier Paolo Pasolini. Toronto: University of Toronto Press, 2007.
SALECL, Renata. Corona envy and the violence of the pandemic. In: DEGOT, Ekaterina; RIFF, David (ed.). There is no society? Individuals and community in pandemic times. [S. l.]: Verlag, 2021. p. 89-106.
SENGUPTA, Somini; EINHORN, Catrin; ANDREONI, Manuela. There’s a global plan to conserve nature is lacking a vital ingredient. The New York Times, New York, 12 mar. 2021. CLXX, No. 58,995, p. A13.
SPECIA, M. Reading, writing, arithmetic and air raid sirens. The New York Times, New York, 18 jan. 2023. CLXXII, No. 59,672, p. A6.
TEMELKURAN, Ece. Reinventing the politics of friendship in a “post-society”: Spinoza’s cloak and my cardigan. In: DEGOT, Ekaterina; RIFF, David (ed.). There is no society? Individuals and community in pandemic times. [S. l.]: Verlag, 2021. p. 75-86.
TESTA, Bart. To film a gospel... and Advent of theoretical stranger. In: RUMBLE, Patrick; TESTA, Bart (ed.). Pier Paolo Pasolini: Contemporary perspectives. Toronto: University of Toronto Press, 1994. p. 180-209.
VIANO, Maurizio. A certain realism: Making use of Pasolini’s film theory and practice. [S. l.]: University of California Press, 1993.
WILLIAMS, Evan Calder. The loss of the separated world: On Pasolini’s communism. In: PERETTI, Luca; RAIZEN, Karen T. (ed.). Pier Paolo Pasolini, framed and unframed: A thinker for the twenty-first century. Bloomsbury Academic, 2019. p. 129-155.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espaço do Currículo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.