Aprendendo a olhar o mundo através de um caleidoscópio: anotações para uma educação transcultural

Autores

  • Antonino Condorelli

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v3i1.9091

Resumo

O artigo examina, em primeiro lugar, as implicações cognitivas e inter-relacionais da adoção de maneiras de pensar e de interagir com o mundo diferentes das governadas pelo paradigma reducionista-disjuntivo de matriz cartesiana dominante no Ocidente e, como conseqüência primeiro da colonização e sucessivamente de uma mundialização unilateral, também em boa parte do planeta. Em seguida, esboça alguns princípios para uma possível reforma educacional em direção a pedagogias transculturais que não favoreçam apenas a manifestação das diversas maneiras de pensar o mundo e de viver presentes na sociedade, mas reformulem os currículos e as práticas educativas à luz de estratégias polifônicas de produção de conhecimento e de interação com nós mesmos, com os outros e com o mundo. Por último, reconstrói algumas experiências de pedagogia transcultural praticadas pelo autor na perspectiva da ecologia integral, extraindo algumas conclusões das vivências relatadas e das reflexões desenvolvidas ao longo do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

25-09-2010

Como Citar

CONDORELLI, A. . Aprendendo a olhar o mundo através de um caleidoscópio: anotações para uma educação transcultural. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 1, 2010. DOI: 10.15687/rec.v3i1.9091. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/9091. Acesso em: 4 dez. 2024.