Currículo, cultura escolar e disciplinamento

Autores

  • Laura Cristina Vieira Pizzi
  • Juliana Carla da Paz Alves

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v3i1.9092

Resumo

Esse texto aborda de maneira sucinta os debates sobre as estratégias de disciplinamento dos indivíduos na escola, e como essa instituição se constituiu na conjuntura social moderna, num instrumento modelador de comportamentos, idéias e valores. Seu objetivo é evidenciar como os processos de condicionamento e legitimação de padrões sociais têm sido fatores relevantes na construção da cultura escolar. Idéias acerca das estratégias de controle construídas pela escola serão trazidas para a discussão sobre o tema. O texto está organizado em dois momentos: o primeiro faz um delineamento da construção da escola moderna como instrumento disciplinador, socialmente utilizado para direcionar o imaginário social e cultural de grupos inteiros. O segundo expõe alguns pontos estratégicos da escola, bem como algumas das táticas aí utilizadas para disciplinar as práticas, os discursos e os sujeitos, fazendo de sua cultura interna um lugar no qual se produzem linguagens, símbolos e comportamentos sociais próprios do ambiente escolar na atualidade, mas que tendem a se estender às formas sociais que estão além de seus muros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

25-09-2010

Como Citar

PIZZI, L. C. . V. .; ALVES, J. C. . da P. . Currículo, cultura escolar e disciplinamento. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 1, 2010. DOI: 10.15687/rec.v3i1.9092. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/9092. Acesso em: 18 nov. 2024.