Um estudo sobre a contribuição de Paulo Freire para a construção crítica do currículo

Autores

  • Marília Gabriela Menezes
  • Maria Eliete Santiago

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v3i1.9100

Resumo

O presente texto trata de um estudo sobre conceitos e princípios que fundamentam a pedagogia freireana e sua contribuição para as questões curriculares na perspectiva de apontar elementos que orientem à elaboração de propostas curriculares e práticas pedagógicas emancipatórias e eticamente comprometidas com a humanização. Nessa direção, destaca-se como contribuição de Paulo Freire para o campo do currículo a crítica a educação bancária e a formulação de uma educação libertadora fundamentada na prática dialógica que favorece a construção democrática do conteúdo programático da educação. A partir do estudo é possível perceber que apesar de Paulo Freire não ter proposto uma teoria de currículo, o seu pensamento oferece categorias fundamentais para uma teorização crítica para o campo curricular.

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Publicado

01-03-2009

Como Citar

MENEZES, M. G.; SANTIAGO, M. E. . Um estudo sobre a contribuição de Paulo Freire para a construção crítica do currículo. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 1, 2009. DOI: 10.15687/rec.v3i1.9100. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/9100. Acesso em: 18 abr. 2024.