Cotidiano escolar, política de ciclos e heterogeneidade: dados de uma investigação
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v3i1.9104Resumo
A proposta deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa que investigou a proposta de ciclos no contexto da prática em relação ao atendimento à heterogeneidade na sala de aula. Trazemos como referencial Ball e Bowe (ciclos de política) e autores nacionais que têm pesquisado a escola em ciclos no Brasil como Sá Barreto, Gomes, Mainardes e outros. Investigamos o cotidiano de uma escola do Município de Casimiro de Abreu no Estado do Rio de Janeiro considerada referência. A análise baseou-se em observação da sala de aula de um professor, entrevistas semi- estruturadas, documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação e da escola. A prática investigada aponta possibilidades de atendimento efetivo da heterogeneidade na escola em ciclos. Os dados revelaram a importância do planejamento de atividades diferenciadas, do agrupamento de alunos baseado em diferentes níveis, das estratégias didáticas com ênfase em arte e música, da avaliação diagnóstica e do apoio pedagógico.Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.