PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA SOBRE O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE (MEB): PEQUENO BALANÇO E ALGUMAS PERSPECTIVAS DE PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v8i3.27455Resumo
O presente trabalho surge do interesse em investigar as pesquisas realizadas em História da Educação sobre o Movimento de Educação de Base (MEB), tendo como principal foco de análise os trabalhos publicados em eventos e revistas científicas, assim como as teses e dissertações encontradas sobre a temática no banco de dados da CAPES. O MEB foi criado por meio do decreto 50.370/1961, possuindo raízes católicas e governamentalistas, investindo na Educação de Jovens e Adultos com a contribuição de leigos que se mostraram envolvidos com as necessidades sociais dos “menos favorecidos”. Na realização desse estudo, buscamos delinear um olhar para as abordagens teóricas e metodológicas utilizadas pelos pesquisadores da área, contribuindo para que outros pesquisadores possam investigar as escolas radiofônicas, ainda não estudadas, ou até mesmo abordagens diferentes sobre o MEB. Tendo em vista os aspectos observados, percebe-se a importância em intensificar os trabalhos nesta área, por compreender que ainda foram poucas as escolas pesquisadas, assim como o mapeamento nos indica, para que ao estudarmos os movimentos do início da década de 1960, possamos fazer releituras e encontrar novas possibilidades que venham a contribuir para a educação na atualidade.Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.