O ensino da pedagogia no México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i2.35909

Palavras-chave:

Currículos. Mercado. Cânone Pedagógico. Fragmentação.

Resumo

Este artigo analisa como a educação do pedagogo no México é caracterizada pela falta de uma orientação clara. A abordagem para esta situação é feita através da caracterização dos planos de estudo de quatro universidades; dois deles são formados em pedagogia e os outros dois são formados em ciências da educação. A comparação é guiada pela conjectura de que, dentro dessas posições sutilmente heterogêneas, está subjacente o que é entendido pelo trabalho do pedagogo e do graduado em Ciências da Educação. Especificamente, no caso das carreiras em Pedagogia, duas visões são traçadas nas quais elas são assumidas, embora de uma maneira um tanto confusa: os preceitos considerados como derivados de uma tradição em pedagogia, ao mesmo tempo em que foi apreciado como qualificação para aplicação técnica do conhecimento necessário no mercado de trabalho. O panorama exposto, é apoiado principalmente nas entrevistas realizadas a pesquisadores, educadores e estudantes designados para diferentes entidades acadêmicas. Uma abordagem complementada com a menção do tópico Escolas Normais e Universidade Nacional Pedagógica (UPN), instituições voltadas para a educação básica.

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Biografia do Autor

Alfredo Furlán, Universidad Nacional Autónoma de Mexico

Professor Associado, vinculado ao Projeto de Investigação Curricular da Unidade Interdisciplinar de Investigação em Ciências da Saúde e Educação, da Divisão de Investigação e Pós-Graduação da Faculdade de Estudos Superiores-Iztacala da UNAM;

Julio Ubiidxa Rios Peña, Universidade Nacional Autônoma do México, México.

Mestre em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras (FFyL) da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

FURLÁN, A.; UBIIDXA RIOS PEÑA, J. O ensino da pedagogia no México. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 213–230, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i2.35909. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.v10i2.35909. Acesso em: 25 out. 2021.