SENTIDOS DE DIREITOS HUMANOS

(re)contextualizações nos livros didáticos do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i3.33698

Palavras-chave:

Direitos Humanos., Ensino., Livro Didático.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a discussão de temas relacionados aos Direitos Humanos nos livros didáticos do Ensino Médio. Metodologicamente, a pesquisa é de caráter documental e tem como fim verificar, através de expressões e palavras-chave extraídas de documentos oficiais, possíveis sentidos de conteúdos presentes naqueles livros referentes a área de Ciências Humanas. Teoricamente é embasado em Ball (2011), Ramos (2011) e Lopes (2011), que tratam, respectivamente, sobre o ciclo contínuo de políticas, principalmente nos contextos de produção de textos, as implicações da comunidade disciplinar na constituição da política curricular e as teorias de currículo, com ênfase no diálogo estabelecido com a Teoria do Discurso de Laclau (2006) - traduções diante de múltiplos contextos, os significantes vazios e a (re)contextualização. Os resultados apontam que as temáticas são trabalhadas como conteúdos voltados às minorias, discutindo sobre questões de gênero, orientação sexual, racismo, igualdade, discriminação e diferença como sentidos arrolados aqueles Direitos, principalmente nos livros de Filosofia e Sociologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Suzana Paula de Oliveira Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.

Mestre em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e  Assistente técnico administrativo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Jean Mac Cole Tavares dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Referências

ABREU, Rozana Gomes de; GOMES, Maria Margarida; LOPES, Alice Casimiro. Contextualização e Tecnologia em livros didáticos de Biologia e Química. Revista Investigações em Ensino de Ciências. v.10(3), p. 405-417, 2005. Disponível em:<http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID137/v10_n3_a2005.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2016.

ALMEIDA, Lúcia Maria Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da Globalização. 2. ed. São Paulo: Ática, 2013. Conteúdo v.1 O mundo natural e o espaço humanizado. v.2 O espaço geográfico globalizado. v.3. O espaço brasileiro: natureza e trabalho.

ALVES, Alexandre; OLIVEIRA, Letícia Fagundes de. Conexões com a História. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2010.

BALL, Stephen J., Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo. Cortez. 2011

BALL, Stephen J.; BOWE, Richard. El currículum nacional y su "puesta en práctica": el papel de los departamentos de materias o asignaturas. Revista de Estudios del Curriculum. v. 1, n. 2, p. 105-131, 1998.

BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Lei nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1998.

______. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Vol. 3 Ciências Humanas e suas tecnologias/ Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2006.

______. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2006.

______. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parecer Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. n.º 5/2011. Brasília, 2011. DOU de 24 de jan. 2012, Seção 1, p. 10.

CHAUI, Marilena; SANTOS, Boaventura de Sousa. Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2013.

GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento. – 1. ed. São Paulo: Scipione, 2013. volume único.

LACLAU, Ernesto. La Razón Populista. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econômica, 2005.

______. Inclusão, exclusão e a construção de identidades. In: AMARAL JÚNIOR, A; BURITY, J.A. Inclusão social, identidade e diferença: perspectivas pós estruturalistas de análise social. SP: ED. Annablume, 2006.

LOPES, Alice Casimiro; Política de Currículo: Recontextualização e Hibridismo. Revista Currículo sem Fronteiras. v.5, n.2, p.50-64, jul/dez, 2005. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss2articles/lopes.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2017.

______. Teorias pós críticas, política e currículo. Dossiê temático: Configurações da Investigação Educacional no Brasil. Revista Educação Sociedade e Culturas, nº 39, p.7-23, 2013. Disponível em:<http://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/02.AliceLopes.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2017.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Contribuições de Stephen Ball para o estudo de Políticas de Currículo. In:______. Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (orgs). Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis-RJ: Vozes, 1997. Disponível em: <https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2017.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de Políticas Públicas: Uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan/abr. 2006. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 05 jan. 2017.

MATHEUS, Danielle dos Santos. Políticas de currículo em Niterói, Rio de Janeiro: o contexto da prática. 2009. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; COSTA, Ricardo Cézar Rocha da. Sociologia para jovens do séc. XXI. 3. ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio. 2013. volume único.

RAMOS, Aura Helena. O lugar da diferença no currículo em Direitos Humanos. Ed. FAPERJ. Rio de janeiro. 2011.

SANTOS, Jean Mac Cole Tavares. Políticas de Currículo: Educação de qualidade em contextos. In: ______. Reinvenções do currículo, Sentidos e Reconfigurações do contexto escolar. ed. UFC. Fortaleza. 2016.

SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; OLIVEIRA, Marcia Betania de. Políticas Curriculares no Ensino Médio: Ressignificações no contexto escolar. Revista Currículo sem Fronteiras. v. 13, n.3, p. 497-513, set/dez, 2013. ISSN 1645-1384 (online). Disponível em:<http://www.curriculosemfronteiras.org/vol13iss3articles/santos-oliveira.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2016.

SILVA, Ainda Monteiro. TAVARES, Celma. A formação cidadã no ensino médio. São Paulo: Cortez. 2012.

SILVEIRA, Rosa Maria Godoy. Educação em Direitos Humanos & Educação para os Direitos Humanos. Educação em Direitos Humanos e Currículo. Editora Universitária da UFPB, João Pessoa - PB, 2014. Disponível em:<http://www.cchla.ufpb.br/ncdh/wp-content/uploads/2015/08/EDUCA%C3%87%C3%83O-EM-DIREITOS-HUMANOS-E-EDUCA%C3%87%C3%83O-PARA-OS-DIREITOS-HUMANOS.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2017.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

PEREIRA, S. P. de O. .; SANTOS, J. M. C. T. dos . SENTIDOS DE DIREITOS HUMANOS: (re)contextualizações nos livros didáticos do ensino médio. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 456–473, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i3.33698. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.v10i3.33698. Acesso em: 18 nov. 2024.