PRECONCEITO E RESISTÊNCIA: o que nos dizem as pessoas trans sobre práticaspolíticas curriculares cotidianas

Autores

  • Maria da Conceição Silva Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Ana Letícia Vieira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.29917

Resumo

Neste momento em que uma onda conservadora avança sobre a educação e busca mecanismos para proibir, em todo o país, o debate sobre gênero e sexualidade nas escolas, este artigo se propõe a argumentar em favor da necessidade e da urgência dessa discussão, apresentando resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou, por meio de conversas com pessoas trans sobre suas vivências escolares, desnaturalizar a produção dos corpos generificados e sexualizados, questionar a produção da diferença substancializada no “diferente” e apontar praticaspolíticas curriculares que engendram preconceitos, violências, discriminações ou mesmo a negação de direitos reivindicados ou adquiridos. O texto também aponta desvios operados com os usos das normas que pretendem regular os modos de experimentar e inventar os corpos, instituindo outras possibilidades para a existência, e infere que a presença de pessoas trans nos cotidianos escolares, por si só, desestabiliza e põe em xeque a ordem social vigente no que diz respeito ao gênero e à sexualidade. Por fim, sugere que esses corpos trans, em seus trânsitos escolares, nos convidam a transpor as inúmeras fronteiras arbitrariamente e constantemente fabricadas entre pessoas, comportamentos, conhecimentos e modos de conhecer e nos impulsionam a transgredir as padronizações que despotencializam a produção e a afirmação de subjetividades não formatizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria da Conceição Silva Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora do grupo de pesquisa CUNADI "Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença".

Ana Letícia Vieira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista FAPERJ. Pesquisa temas relacionados a gênero, sexualidade e educação com especial atenção aos estudos da travestilidade e transexualidade.

Referências

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (Orgs). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas – sobre redes de saberes. 3. ed. Petrópolis: DP et Alii, 2008a. – Cotidiana e Pesquisa em Educação.

______. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (Orgs). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas – sobre redes de saberes. 3. ed. Petrópolis: DP et Alii, 2008b. – Cotidiana e Pesquisa em Educação.

BHABHA, Homi. O bazar global e o clube dos cavalheiros ingleses. Textos seletos; organização: Eduardo F. Coutinho. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

______. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

BRAGA, Denise da Silva. A experiência transexual: estigma, esteriótipo e desqualificação social nos intramuros da escola. Trabalho apresentado na 34ª Reunião Nacional da ANPEd, Natal, 2011. Disponível em: <http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT23/GT23-204%20int.pdf> Acesso em: 14 jun. 2014.

BRAGA, Denise da Silva. A experiência transexual: estigma, esteriótipo e desqualificação social nos intramuros da escola. Periferia, Rio de Janeiro, v.4, n.1, p. 5-24, jan./jul. 2012. Disponível em: < http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/8412/6234> Acesso em 01 fev. 2015.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

DELEUZE, Giles. Diferença e repetição. Lisboa: Relógio D’Água, 2000.

GUATTARI, Félix. A revolução molecular: pulsações políticas do desejo. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.

LEITE, Miriam Soares. Significação da violência e heteronormatividade no contexto da prática curricular. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7, n.1, Abril. 2011. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/5647/3991> Acesso em 18 jan. 2015.

LIMA, Maria Lúcia Chaves. O uso do nome social como estratégia para a inclusão escolar de travestis e transexuais. 2013. 185f. Tese (Doutorado em Psicologia Social). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: <http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15643> Acesso em: 09 fev. 2015.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho. Ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

PORTO, João. Vanessas na escola: não é apenas por vinte reais. In: PINEL, Hiran; MENDONÇA FILHO, Christovam de (Orgs.). Homossexualidades: Violências, Desafios & Possibilidades Pedagógicas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014. 502p.

SOARES, Maria da Conceição Silva. A produção da diferença no cotidiano das escolas: currículo, representação, significação e devir. In: RODRIGUES, Alexsandro; BARRETO, Maria Aparecida (Orgs.). Currículos, gêneros e sexualidades: experiências misturadas e compartilhadas. Vitória: Edufes, 2013a.

______. Pesquisas com os cotidianos: devir-filosofia e devir-arte na ciência. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 731-745, jul./set. 2013b. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/22829> Acesso em: 02 fev. 2015

VIEIRA, Ana Letícia; SOARES, Conceição. Por um transpensar a educação. In: PINEL, Hiran; MENDONÇA FILHO, Christovam de (Orgs.). Homossexualidades: Violências, Desafios & Possibilidades Pedagógicas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014. 502 p.

Downloads

Publicado

28-12-2016

Como Citar

SOARES, M. da C. S.; VIEIRA, A. L. PRECONCEITO E RESISTÊNCIA: o que nos dizem as pessoas trans sobre práticaspolíticas curriculares cotidianas. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i3.29917. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.v9i3.29917. Acesso em: 18 nov. 2024.