O CURRÍCULO DA/NA REDE MUNICIPAL DE MARINGÁ

o recorte em uma escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.33016

Palavras-chave:

Currículo, Escola, Educadores

Resumo

Este artigo tem como objetivo de estudo a percepção de educadores de uma escola de Maringá-PR sobre o currículo. Dessa forma buscou-se apresentar discussões acerca dos conceitos de currículo por meio de referencial bibliográfico analisando as obras de Sacristán (1998 e 2000), Silva (2003, 2004, e 2010), Goodson (2012), Arroyo (2011) e Moreira (2007) e considerando a configuração de currículo presente em documentos oficiais emitidos pelo Ministério da Educação, Secretaria de Educação do Estado do Paraná e do município de Maringá. Além disso, apresenta o percurso histórico para a construção do Currículo para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, documento este elaborado e adotado pela rede municipal de ensino do referido município. Ao mesmo tempo, foi aplicado um questionário, no intuito de verificar a percepção dos educadores de uma escola sobre currículo e a respeito do processo de elaboração do currículo da rede municipal. Verificou-se que os educadores possuem uma ideia de currículo atrelada a uma concepção tradicional, mesmo tendo eles participado de vários estudos e leituras que antecederam a elaboração do Currículo para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Erick Rodrigo Bucioli, Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, atualmente é Professor horista da Faculdade Santa Maria da Glória, Professor da Prefeitura do Município de Maringá e Professor Colaborador na Universidade Estadual do Paraná.

Ana Lucia Olivo Rosas Moreira, Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos e Professora não- titular da Universidade Estadual de Maringá. 

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Publicado

26-04-2018

Como Citar

BUCIOLI, E. R.; MOREIRA, A. L. O. R. . O CURRÍCULO DA/NA REDE MUNICIPAL DE MARINGÁ: o recorte em uma escola. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 1, n. 11, p. 94–108, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.33016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v1n11.33016. Acesso em: 28 mar. 2024.