O CURRÍCULO DE FÍSICA
análise, compreensão e crítica dos professores.
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.36176Palavras-chave:
Currículo de física, Currículo Oficial, Professores de Física, Prática Escolar, São PauloResumo
O texto em tela tem como objetivo apresentar a perspectiva que professores da disciplina de física, que trabalham na rede estadual de ensino de São Paulo, possuem sobre o currículo oficial, implementado a partir de 2008, como parte do Programa São Paulo Faz Escola. Nosso intento é relatar como esse grupo de professores compreendem as demandas postas pelo currículo oficial e quais impactos produziram em seu trabalho. Na construção desse processo definimos um grupo de professores de física e realizamos um conjunto de entrevistas. As entrevistas foram estruturadas a partir de quatro blocos que trataram de formação, carreira, trabalho e prática em sala de aula. Os professores criticam o fato de não terem participado do processo de elaboração do currículo, argumentam que foram desconsideradas as peculiaridades dos contextos escolares, o que ampliou a distância entre o que estabelecia os objetivos do currículo e as condições dos alunos.
Downloads
Métricas
Referências
CARVALHO, Celso. A reforma da educação no Estado de São Paulo e sua objetivação na prática escolar: dimensões curricular, avaliativa, gestionária e laboral. CNPQ/Projeto de Pesquisa. São Paulo, 2011, mimeo.
DUARTE. Newton. A rendição pós-moderna à individualidade alienada e a perspectiva marxista da individualidade livre e universal. In: DUARTE, Newton. Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas: Autores Associados. 2004. P. 197-217.
FAUSTINO, R. C. Política Educacional nos anos 1990: o multiculturalismo e a interculturalidade na educação escolar indígena. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006.
GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA (GREF). São Paulo: Edusp,4ª edição, 1998, vol 1.
GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA (GREF). São Paulo: Edusp, 4ª edição, 1998, vol 2.
GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA (GREF). São Paulo: Edusp, 4ª edição, 1998, vol 3.
SÃO PAULO/SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo – São Paulo faz escola. São Paulo: SEE, 2008a.
SÃO PAULO/SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Caderno do Gestor. Gestão do currículo na escola. São Paulo: SEE, 2008b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.