O curso de pedagogia do Vale do Mamanguape no contexto das atuais diretrizes curriculares nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i2.35588

Palavras-chave:

Pedagogia. Formação de Pedagogos. Docência.

Resumo

Este texto está inserido no bojo do debate teórico e epistemológico acerca da formação do pedagogo, da base curricular constitutiva dos cursos de Pedagogia e do campo de atuação desse profissional voltado, sobretudo, para a área da docência, em consonância com o que rege as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia (Resolução CNE/CP 1/2006). Do ponto de vista analítico, situa o curso de Pedagogia do Campus IV da UFPB no contexto atual, analisando seu Projeto Político-Pedagógico, as diretrizes que orientam a organização dos cursos de Pedagogia em nível nacional (Resolução CNE/CP 1/2006) e as falas de alguns egressos do referido curso, com o objetivo de compreender os laços constituídos entre a formação inicial recebida e a atuação dos estudantes como pedagogos, sobretudo, pedagogos-docentes. Mesmo diante da possibilidade de atuação do pedagogo nas áreas da docência, da gestão e da pesquisa, o curso de Pedagogia situado no Vale do Mamanguape, vem contribuindo com a educação da região ao formar profissionais para atuarem principalmente na área da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Evelyn Fernandes Azevedo Faheina, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Adjunta do Departamento de Educação, da UFPB, Campus IV.

Francisca Terezinha Oliveira Alves, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutora em Educação  pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Associada I do Departamento de Educação, da UFPB, Campus IV.

Referências

Referências

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores(as): narrativa autobiográfica de caminhos trilhados na pesquisa. In: MORAES, Dislane Zerbinatti; LUGLI, Rosário Silvana Genta. (orgs.). Docência, pesquisa e aprendizagem: (auto) biografias como espaços de formação/intervenção. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Artes de viver, conhecer e formar).

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 10 jun. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1 de 15 de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Brasília: MEC, 2006.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. 2ed. São Paulo: Cortez, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes Curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Revista Educação & Sociedade. v.27, n. 96 - Especial, p. 843-876, out./2006. Disponível em: http://www.cdn.ueg.br/arquivos/desenvolvimento_curricular_134/conteudoN/2673/Texto_do_Libaneo_Diretrizes_Curriculares_da_Pedagogia_-_Imprecisoes_teoricas_e_concepcao_estreita_da_formacao_profissinal_de_educadores.pdf. Acesso em: 12 jun. 2017.

______. Pedagogia e Pedagogos, para quê?. 4ed. São Paulo: Cortez, 2000.

LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Revista Educação e Sociedade. Ano XX, n. 68, p. 239-277, 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73301999000300013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 12 jun. 2017.

MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; FRANCO, Maria Amélia Santoro. De pedagogos a professores: balanço de uma década das Diretrizes Curriculares dos cursos de Pedagogia no Brasil. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP). v. 2, n. 1, p. 41-55. Disponível em: http://itp.ifsp.edu.br/ojs/index.php/RIFP/article/view/634. Acesso em: 12 jun. 2017.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 5ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. A significação da pedagogia: discurso curricular, representações sociais e perspectivas de ensino na formação inicial de pedagogos. 2012. 195f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PERAÍBA (UFPB). Centro de Ciências Aplicadas e Educação. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia. 2006.

Downloads

Publicado

31-08-2017

Como Citar

FAHEINA, E. F. A.; ALVES, F. T. O. O curso de pedagogia do Vale do Mamanguape no contexto das atuais diretrizes curriculares nacionais. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 344–355, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i2.35588. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.v10i2.35588. Acesso em: 18 abr. 2024.